PIBID: EXPERIÊNCIAS DOS BOLSISTAS DA PEDAGOGIA
Resumo
O presente trabalho visa relatar experiências dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID – subprojeto do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade da Região da Campanha/URCAMP – Bagé, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Machado Molina, localizada no bairro Morgado Rosa. As atividades são desenvolvidas com dois encontros semanais, tendo como público alvo alunos que apresentaram dificuldades de alfabetização, identificados através de teste diagnóstico. Os alunos são agrupados conforme suas dificuldades de alfabetização, identificados em teste dignóstico baseado nos níveis de aprendizagem de Emília Ferreiro (1985) que consiste em pré-silábico, silábico e alfabético. No ano de 2017 os bolsistas estão trabalhando com alunos de uma turma de 2° ano (turma 21), atendendo cerca de vinte e cinco alunos na faixa etária de 7 a 8 anos. São realizadas diferentes atividades lúdicas mediadas por jogos pedagógicos, construída e desenvolvida pelos bolsistas e coordenação do subprojeto. Para melhor atendimento dos alunos é estruturado pelos bolsistas um planejamento para as diversas dificuldades de cada aluno conforme a análise de resultados fruto do teste diagnóstico. Todas as atividades desenvolvidas nos encontros semanais são registradas pelos bolsistas em seus diários de bordo individuais, onde são anotada a atividade que foram desenvolvidas a cada dia, assim como a evolução dos alunos atendidos, desta forma possibilitando os bolsistas visualizarem o progresso de cada aluno. Foco principal das atividades está nos alunos que necessitam da intervenção, ou seja, "de uma ajuda a mais" para sua alfabetização, sendo o principal motivador a ludicidade. Foram apresentados para os alunos jogos pedagógicos que os bolsistas confeccionam com objetivos de formar sílabas, palavras, frases e até mesmo com o incentivo a leitura. Além dos jogos lúdicos que são utilizados também há um momento de atividades recreativas onde há uma interação com todos os alunos na turma. Pois segundo Vygotsky: “O brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos” (VIGOTSKY, p. 56, 1987). O método lúdico desenvolvido vem apresentando resultados positivos dentre os alunos, pois, os mesmos mostram-se empenhados nos jogos pedagógicos e apresentam visivelmente um bom desenvolvimento. Essa prática pedagógica proposta, além de ser divertida e interessante para a criança aprender estimula a criatividade e a produção de diferentes trabalhos, assim adquirindo diferentes habilidades e uma visão mais ampla para materiais de aprendizado.
Outro fator relevante é o desenvolvimento das atividades em pequenos grupos, assim possibilitando uma maior atenção dos bolsistas aos alunos, o que não é possível com o professor regente em uma turma inteira. Também é positivo para os bolsistas que adquirem uma grande experiência na docência. É importante destacar que o PIBID apresenta ao bolsista à oportunidade de vivenciar a experiência a docência e de conviver com profissionais da área, assim, podendo adquirir novos aprendizados, somando esforços para a alfabetização dos alunos que apresentam dificuldades. Através desse do trabalho pode-se afirmar que o programa funciona com um método positivo, tanto para o acadêmico, quanto para o aluno de anos inicial que esta no processo de alfabetização e letramento que através de um ambiente lúdico e planejado promove um desenvolvimento pedagógico significativo para todos os participantes. Assim também podemos afirmar que a instituição acadêmica e a escola de ensino fundamental que estão desenvolvendo esse programa, trabalham de forma harmônica, contribuindo significativamente com o processo de ensino aprendizagem do aluno.Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.