UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA BIM EM EXERCÍCIO DE COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS

Renan Oliveira Gonçalves, Fernanda Vieira Barasuol, Francisco Lucas, Sandro Martinez

Resumo


A utilização de uma estratégia para compatibilização de projetos na área da construção civil é essencial para a saúde executiva e sustentabilidade financeira de qualquer empreendimento. Atualmente uma das soluções mais eficazes desenvolvidas para este propósito é o uso do BIM (Building Information Modeling). Por meio desta tecnologia, é possível integrar todos os projetos relacionados à construção em um único modelo, capaz de identificar incoerências ou choques de projeto, facilitando assim a visualização e evitando prejuízos durante a execução. A presente pesquisa tratou-se do exercício de simulação do funcionamento da edificação e seus complementares.

Texto completo:

PDF

Referências


CALLEGARI, S. Análise da Compatibilização de Projetos em Três Edifícios Residenciais Multifamiliares. Dissertação – Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2007.

DO NASCIMENTO, Rafael Lucas. Compatibilização de projetos de edificações. Projeto de graduação - Escola Politécnica. Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015.

FIOCRUZ. A tecnologia BIM e seus benefícios para a construção civil. Rio de Janeiro, 2020.

KIRSTEN, André. 3 possíveis consequências da falta de compatibilização em projetos. Disponível em: https://maisengenharia.altoqi.com.br/estrutural/ consequencias-falta-compatibilizacao-em-projetos/. Acesso em 11 mar 2024

SACKS, Rafael; EASTMAN, Charles; TEICHOLZ, Paulo; e outros. Manual de BIM: um guia de modelagem da informação da construção para arquitetos, engenheiros, gerentes, construtores e incorporadores : Grupo A, 2021. E-book. ISBN 9788582605523. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582605523/. Acesso em: 11 mar. 2024.

SILVA, Giovanna Vieira Galdino da. Compatibilização de projetos: um estudo de caso. Monografia - Curso de Engenharia Civil. Pau dos Ferros, 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.