PERSECUÇÃO PENAL NO BRASIL E NO JAPÃO; UMA ANÁLISE COMPARATIVA DENTRO DO PRINCÍPIO DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA

Andrey Derzette Sais

Resumo


A presente pesquisa aborda a persecução penal e suas manifestações no Brasil e no Japão, isto é, uma análise comparativa sob os conceitos de globalização e, consequentemente, mutação do Direito contemporâneo. O objetivo do trabalho é compreender o funcionamento dos modelos de processo penal inerentes ao princípio de presunção da inocência, comparando o Brasil e Japão. Como objetivos específicos, buscou-se compreender o princípio da presunção da inocência através da persecução penal dos países supracitados e, portanto, as semelhanças e diferenças processuais decorrentes deles. O problema de pesquisa questiona: há mesmo, em absoluto, um condicionamento processual neutro? O método de abordagem utilizado foi o hipotético-dedutivo e o método de procedimento foi o comparativo. Enfim, constatou-se que ambos compartilham ou já compartilharam, em maior ou menor grau, características de um organismo inquisitório.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 17 set. 2023.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Relatório estatístico: Mês Nacional do Júri 2018. Brasília: CNJ, 2019. Programa Mês Nacional do Júri.

GROSSI, Paolo. O Direito entre o poder e o ordenamento. Belo Horizonte: Del Rey, 2010.

KAMBAYASHI, TAKEHIKO. Presumed guilt? Unpacking Japan’s 99.9% conviction rate. The Christian Science Monitor, 05 mai. 2023. Disponível em: https://l1nq.com/mi0Hk. Acesso em: 27 set. 2023.

NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Processo Penal. 3° Edição. São Paulo. Forense.

RANGEL, Paulo. Direito Processual Penal. 30ª Edição. São Paulo. Atlas. 2022.

TAKUMI, Shu. Phoenix Wright: Ace Attorney Trilogy. Capcom. 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.