RELATO DE EXPERIÊNCIA EM PSICOLOGIA ESCOLAR:UM NOVO OLHAR PARA A EDUCAÇÃO
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência em Estágio Básico II em Psicologia, realizado em uma escola privada, por meio de encontros virtuais, devido ao período de isolamento em decorrência do novo coronavírus (Covid-19). Foram realizadas atividades de reflexão, escuta ativa, técnicas de grupo e produção de material para a resolução da demanda da turma do 7° (sétimo), relacionada a comportamentos como não ligar as câmeras durante as videoconferências, pouca ou nenhuma participação e desorganização. Esta experiência neste momento tão atípico foi relevante tanto para a Psicologia Escolar, que é uma área da Psicologia que ainda precisa de muito apoio e estudo, quanto para a escola, que necessitava de um suporte para o cuidado da saúde mental de seus estudantes. Este processo refletiu em uma transformação significativa no comportamento dos alunos, que identificaram seus pontos de melhoria e trabalharam para a mudança, bem como, gerou uma reflexão para a continuidade das aulas no futuro. Desta maneira, este trabalho contribui para demonstrar as formas de atuação da Psicologia em determinado contexto e como esta pode adaptar-se a situações adversas e promover o bem-estar individual e coletivo, independente das circunstâncias.
Texto completo:
PDFReferências
BASÍLIO DE MATOS FRAGA, Andréa. Henri wallon e a educação contemporânea. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, 2018. Disponível em: https://semanaacademica.com.br/artigo/henri-wallon-e-educacao-contemporanea
CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira. O professor em sala de aula: reflexão sobre os estilos de aprendizagem e a escuta sensível. Psic: revista da Vetor Editora, v. 7, n. 1, p. 29-38, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-73142006000100005&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 1676-7314.
FERREIRA, Aurino; ACIOLY-RÉGNIER, Nadja Maria. Contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação. Educar em Revista [online]. 2010, n. 36. pp. 21-38. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40602010000100003
GALVÃO, Izabel. Reflexões sobre o pensamento pedagógico de Henri Wallon. Revista Ideias, v. 20, p. 33-39, 1993. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_20_p033-039_c.pdf
GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 23. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. – (Coleção Educação e Conhecimento).
OLIVEIRA, Elida. Quase 40% dos alunos das escolas públicas não tem computador ou tablet em casa, aponta estudo. G1 de Notícias. 09/06/2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/06/09/quase-40percent-dos-alunos-de-escolas-publicas-nao-tem-computador-ou-tablet-em-casa-aponta-estudo.ghtml
Apontamentos
- Não há apontamentos.