REFLEXÕES EM TORNO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA: PROTAGONISMO INFANTIL.
Resumo
O presente relato resulta das reflexões em torno de uma das propostas pedagógicas desenvolvidas por um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do subprojeto do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade da Região da Campanha/URCAMP – Campus Bagé, desenvolvido em uma escola pública do município. O conjunto de atividades desenvolvidas teve como objetivo oportunizar a vivência do protagonismo infantil através da temática circense com vista a estimular o desenvolvimento de atividades artísticas e da oralidade, bem como os talentos existentes. Resgatando o lúdico, fazendo assim com que as crianças agucem mais a sua imaginação com o tema “circo”. O planejamento é decorrente do diagnóstico realizado, o qual contempla o risco de vulnerabilidade especialmente ao final do ano letivo em que os alunos que estão aprovados muitas vezes deixam de comparecer a escola. Além disso, julgou-se necessário realizar intervenções para que as relações interpessoais fossem consolidadas, a autoestima fosse elevada, a expressão corporal explorada nos alunos, e a criatividade sendo constantemente estimulada, promovendo atividade de integração social. A atividade envolveu três turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, sendo elas 2 turmas de segundo ano, cada uma com 18 alunos, e uma turma de terceiro ano com 25 alunos. Assim, o planejamento foi dividido em 5 encontros com os alunos. O projeto proporcionou mais que uma brincadeira, colocou em prática a alegria, expressão facial e corporal, promoção da disciplina de uma forma dinâmica e prazerosa, envolvendo concentração, atenção, criatividade e consciência ambiental. Segundo Brasil (2007, p.9) as técnicas de reaproveitamento valorizam as construções de brinquedos através de oficinas de artes, oportunizando a criatividade das crianças que já apresentam novas ideias para o uso de materiais recicláveis. O grupo de acadêmicas bolsistas foi unânime em desenvolver um projeto relacionado ao circo; para a execução foi necessário efetuar muitas etapas, pois visava o protagonismo; considerou-se imprescindível que os alunos participassem de todas elas, desde a execução dos números para a apresentação até a confecção de recursos e instrumentos de matérias recicláveis. Um dos pontos marcantes do projeto refere-se à questão do reaproveitamento de materiais. Conforme Edwards e Forman (1999, apud SAROBA, 2013, p.6) a criança é capaz de construir seus próprios poderes de pensamento através de uma síntese de todas as linguagens expressivas, comunicativas e cognitivas. Contudo, a criança reintegrada não é um investigador solitário. Ao contrário, os sentidos e a mente da criança precisam da ajuda de outros para perceberem a ordem e a mudança e descobrirem os significados das novas relações. A criança é um protagonista. O inicio das atividades deu-se a partir da visita das 6 bolsistas que integram o subprojeto na escola, vestidas de personagens do circo, como: Palhaços, apresentador, boneca e mágico. Estes passaram em cada sala de aula para anunciar o inicio das atividades, que seriam 5 encontros; este método de abordagem visa um encantamento dos alunos com a magia do circo, de uma forma de não sentirem-se intimidados pelo o uso da pintura facial ou fantasias, mas com finalidade de incentivo às crianças.
[1]Figura 01 – Foto de alunos do 2º ano – Acervo Próprio – 2015
[2]Figura 02 – Foto de alunos do 2º ano – Acervo Próprio – 2015
Após, verificou-se que a relação entre bolsistas e os alunos foi ampliada, chegando-se ao objetivo proposto e intensificando a vontade deles de comparecerem as aulas, com envolvimento total. Diante do exposto, o projeto proporcionou mais que uma brincadeira, colocou em prática a alegria, expressão facial e corporal, promoção da disciplina de uma forma dinâmica e prazerosa, envolvendo concentração, atenção e criatividade. Assim a criança idealiza suas ações e coloca em prática o brincar imaginário, de acordo com as atividades circenses propostas a elas, o circo conquistou, cativou com a alegria, sabendo que neste dia elas é que seriam os artistas principais do espetáculo. Portanto a reflexão apresentada promove o protagonismo da criança dentro da escola, evidenciando o brincar para uma socialização enriquecedora e construindo uma autoconfiança nestes alunos envolvidos neste projeto.
[1] Figura 01 - A foto foi retratada após a apresentação do projeto.
[2] Figura 02 – Fotos tiradas da atividade de pintura facial.
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