COMPOSTAGEM ELABORADA A PARTIR DE DIFERENTES RESÍDUOS NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE DOM PEDRITO

Arthur Fernandes Bettencourt, Etiane Caldeira Skrebsky, Ana Kelly Maggioni, Alison Costa de Oliveira, Luísa Schuch Garcia

Resumo


A quantidade de resíduos sólidos gerados nas últimas três décadas tem aumentado substancialmente, desencadeando sérios danos para a população e para o meio ambiente. Diante disso, faz-se necessário o aumento de práticas sustentáveis, como a reciclagem dos nutrientes contidos nos resíduos através da reincorporação dos mesmos nos ecossistemas produtores. Resíduos decompostos corretamente tornam-se compostos orgânicos de excelente qualidade. Segundo Penteado (2007) considera-se compostagem a decomposição controlada de restos vegetais e estercos, obtendo matéria orgânica bioestabilizada. Essa decomposição ocorre pela ação de microrganismos e pela fauna do solo, sendo o composto uma fonte de liberação lenta de macro e micronutrientes orgânicos. O composto serve de estruturador do solo, além de aumentar o teor de matéria orgânica, favorecer o aumento da capacidade de retenção de água bem como a retenção de nutrientes no solo. A compostagem é a melhor alternativa na gestão e transformação dos resíduos orgânicos em produto de maior valor agregado e ambientalmente mais adequado. Nesta perspectiva, o trabalho teve por objetivo ensinar a técnica da compostagem e a sua importância para alunos da rede pública do município de Dom Pedrito, bem como estimular os mesmos na difusão em suas residências e na própria comunidade na qual estão inseridos. O trabalho teve início em maio de 2016 por meio de visitas, realização de palestras, confecção de cartazes, elaboração de compostagem e aplicação de questionários, no qual foram utilizadas questões abertas e semiestruturadas.  As escolas da rede pública de Dom Pedrito-RS escolhidas para este trabalho foram: Escola Municipal de Educação Infantil Beto Severo, Escola Estadual de Ensino Fundamental Alzira Barcelos e Escola Estadual de Ensino Fundamental Coronel Urbano das Chagas, com alunos na faixa etária entre 5 e 10 anos de idade. O questionário foi aplicado somente na E.E.E.F Coronel Urbano das Chagas para os 27 alunos do 5º ano do ensino fundamental. Os resultados parciais da aplicação deste projeto nas escolas mostraram que a realização de palestras refletiu boa aceitação por parte dos alunos que se mostraram entusiasmados pelo tema. A atividade de confeccionar cartazes proporcionou maior conhecimento sobre o assunto já que os alunos tinham que procurar figuras relacionadas ao tema proposto. Por fim a elaboração da compostagem foi desenvolvida pelos próprios alunos da rede pública, com o auxílio dos monitores. A cada semana os alunos acompanharam a compostagem, alocada no pátio das escolas, verificando a transformação dos resíduos que os próprios alunos trouxeram de suas residências. Os resultados obtidos pela aplicação do questionário evidenciaram que 67% dos alunos não tinham ouvido falar em compostagem antes do projeto enquanto 33% já tinham conhecimento sobre o tema. Ainda 33% já estão fazendo compostagem em casa com seus pais e 92% pretendem fazer a compostagem em suas casas após a finalização do projeto. Apenas 8% não tem a intenção de colocar em prática a compostagem. Em relação à condução do projeto nas escolas, 70% dos alunos acharam excelentes, 19% muito bom, 11% bom e nenhum aluno achou ruim. Todos os alunos responderam que a compostagem é importante para o meio ambiente e para a sustentabilidade dos ecossistemas. Por fim, foi questionado aos alunos o que eles entendiam sobre o conceito de compostagem. A grande maioria respondeu que entendia por compostagem a transformação de cascas de frutas e erva-mate em alimento para as plantas melhor se desenvolverem. Está previsto ainda a aplicação do questionário nas outras escolas cujo projeto está em andamento, além do acompanhamento do término da compostagem junto com os alunos. Conclui-se, que diante das atividades desenvolvidas sobre o tema foi possível perceber o reconhecimento da importância da compostagem por parte dos alunos, bem como o interesse dos mesmos em fazer a compostagem em suas casas. 


Palavras-chave


compostagem; educação ambiental; geração de resíduos

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