A JORNADA DE ESTUDANTES AFRO-DESCENDENTES: CONSTRUINDO VISIBILIDADE E INCLUSÃO NO IFSUL CÂMPUS BAGÉ.

Natália Centeno Rodrigues, Marina da Rosa Collares, Roberta Teixeira Azambuja, Cecília Concilio de Melo, Maria Eduarda Motta dos Santos, Max Lindoberto Castro Gonçalves

Resumo


O projeto Bumerangue, do NEABI do IFSul Câmpus Bagé, destaca as vivências de alunos afrodescendentes e a influência das questões étnico-raciais na vida acadêmica. Na primeira etapa, três estudantes afrodescendentes compartilharam suas experiências em escolas anteriores, inspirando alunos do 9º ano e promovendo o IFSul. As ações incluem reuniões preparatórias e visitas a escolas, abordando convivência, ensino, preconceitos e as oportunidades da instituição. O projeto reforça a inclusão e a diversidade no ambiente acadêmico, valoriza vozes muitas vezes silenciadas e busca expandir sua atuação para fomentar reflexões sobre questões étnico-raciais em escolas de todo o Brasil.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.