“CHURRASCO E BOM CHIMARRÃO” BENEFÍCIOS DO CHIMARRÃO E IMPACTOS DO CONSUMO DE CARNE VERMELHA NA SAÚDE.

Shteffani Rodrigues de Rodrigues, Bernardo Lopes Aires

Resumo


A ideia do presente trabalho surgiu em meio à Semana Farroupilha, algo muito tradicional e que em nosso município – São Gabriel/RS – é aguardada e festejada anualmente. E também, em de termos o Bioma Pampa como cenário e local em que vivemos. O trabalho aborda os benefícios do chimarrão e os impactos do consumo de carne vermelha para a saúde humana, com foco em suas implicações sociais e culturais. O chimarrão, tradicional bebida da região Sul do Brasil e de países vizinhos, como Argentina e Uruguai, surgiu entre os indígenas Guaranis no século XVI e tem grande valor cultural, além de possuir propriedades medicinais. Sua popularidade foi expandida com a colonização europeia e, atualmente, é um símbolo de hospitalidade e integração social. Além disso, estudos indicam que a erva-mate é rica em antioxidantes, vitaminas e minerais, auxiliando na prevenção de doenças como colesterol alto, obesidade e câncer, além de melhorar o metabolismo e a saúde mental. A pesquisa também destaca os impactos do consumo de carne vermelha, que, embora nutricionalmente rica em ferro, proteínas, vitaminas do complexo B e outros minerais importantes para o organismo, deve ser consumida com moderação. O consumo excessivo de carne vermelha, especialmente processada, está relacionado a um maior risco de doenças cardiovasculares, câncer, obesidade e diabetes. O estudo utiliza uma revisão bibliográfica como metodologia, analisando dados e pesquisas já publicadas sobre ambos os temas. Nos resultados, observou-se que tanto o chimarrão quanto a carne vermelha podem ser benéficos à saúde quando consumidos de forma equilibrada, sendo que o primeiro tem mais destaque pela sua função social e propriedades antioxidantes, e o segundo pela presença de nutrientes essenciais. Conclui-se que o equilíbrio e a moderação são essenciais para garantir os benefícios à saúde de ambas as práticas de consumo, destacando a importância da educação alimentar e do resgate de tradições culturais.

 

Palavras-chave: Cultura gaúcha, tradições, saúde.

 

 


Texto completo:

PDF

Referências


CARDOZO, A. G. L. .; ROSA, R. L. da; NOVAK, R. S. .; FOLQUITTO, D. G. .; SCHEBELSKI, D. J. .; BRUSAMARELLO, L. C. C. .; RIBEIRO, D. T. B. . Yerba mate (Ilex paraguariensis A. St. – hil.): a comprehensive review on chemical composition, health benefits and recent advances. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 11, p. e590101120036, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i11.20036. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/20036. Acesso em: 14 oct. 2024.

CRESOL. Dia do chimarrão. Disponível em: https://blog.cresol.com.br/dia-do-chimarrao.

GERHARDT, M. (2011). Colonos ervateiros: história ambiental e imigração no Rio Grande do Sul. Esboços: Histórias Em Contextos Globais, 18(25), 73–95. https://doi.org/10.5007/2175-7976.2011v18n25p73. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/esbocos/article/view/2175-7976.2011v18n25p73

JORNAL USP. Consumo de carne e suas consequências. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/consumo-de-carne-e-suas-consequencias.

RIBEIRO, Cilene da Silva Gomes; CORÇÃO, Mariana. O CONSUMO DA CARNE NO BRASIL: ENTRE VALORES SÓCIOS CULTURAIS E NUTRICIONAIS. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 425–438, 2013. DOI: 10.12957/demetra.2013.6608. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/demetra/article/view/6608. Acesso em: 14 out. 2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.