A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE LÍNGUAS ADICIONAIS
Resumo
O Núcleo de Línguas Adicionais (NLA) é um projeto de extensão desenvolvido
na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé, cujo objetivo
principal é oferecer semestralmente à comunidade externa e acadêmica cursos
gratuitos de línguas adicionais (inglês, espanhol, entre outras). Igualmente, busca
garantir aos discentes do curso de Letras – Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e
Respectivas Literaturas um espaço para o exercício de práticas docentes orientadas,
através da atuação em sala de aula, bem como do planejamento e elaboração de
materiais didáticos para o ensino e aprendizagem das línguas em questão.
A relevância do projeto justifica-se na continuidade das ações desenvolvidas,
pois, desde 2010, o NLA tem possibilitado o acesso à aprendizagem de línguas
adicionais sem ônus financeiro a um amplo público, aproximando a comunidade do
espaço universitário. Nesse sentido, ressalta-se a contribuição na formação desses
sujeitos como cidadãos, pois consideramos que as línguas adicionais - como o
espanhol e o inglês - são “parte dos recursos necessários para a cidadania
contemporânea”, usadas para a “interlocução entre pessoas de diversas formações
socioculturais” (GARCEZ E SCHLATTER, 2012, p.37). Do mesmo modo, ao
funcionar articulado aos componentes curriculares “Estágio em Projetos de Extensão
I ” e “Estágio em Projetos de Extensão II”, o projeto constitui para os graduandos de
Letras um ambiente de reflexão sobre sua prática pedagógica, ao mesmo tempo em
que desenvolvem a proficiência nas línguas que ensinam, junto com seus alunos. De
acordo com a Política de Extensão exposta no Projeto de Desenvolvimento
Institucional (PDI) da Unipampa, compreende-se que “a extensão universitária é um
processo educativo, cultural e científico, que articula o ensino e a pesquisa de forma
indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a
sociedade” (UNIPAMPA, 2014, p. 32). Considerando o exposto, neste trabalho,
pretende-se apresentar a experiência do projeto de extensão Núcleo de Línguas
Adicionais, destacando as ações desenvolvidas e resultados alcançados em 2017,
até o momento.
O Núcleo de Línguas Adicionais possui como alvo a comunidade externa e
acadêmica, compreendendo um público de faixa etária ampla (adultos,
adolescentes, crianças e idosos) e de variados perfis socioeconômicos. O projeto é
renovado anualmente e as ações, planejadas e executadas semestralmente. Assim,
no início de cada semestre letivo, a equipe envolvida (coordenadora, professores
supervisores, estagiários e/ou bolsistas e voluntários) reúne-se para definir os
cursos de cada língua adicional (inglês, espanhol e, por vezes, outras), turmas e
horários em que serão ofertados. É importante destacar que a oferta dos cursos é
retroalimentada pela demanda da comunidade, que vem fortalecendo as atividades
do projeto ao longo dos anos. Por isso, o maior número de turmas tem sido de níveis
iniciais (Inglês Básico I, Espanhol Básico I, etc.), devido à procura intensa por estes
níveis. As demais, são definidas de acordo com análise do semestre anterior,
permitindo a continuidade da aprendizagem dos participantes já atendidos pelo
projeto. Os cursos são ofertados na modalidade presencial e regular, com encontros
semanais de 2h, carga horária total de 20h e disponibilidade de 25 vagas por turma.
Após definição da oferta, a divulgação dos cursos e da data para as inscrições é
realizada pela equipe do projeto, através de visitas em escolas e rádios locais, da
fixação de cartazes em lugares com grande circulação de pessoas e também de
sites e redes sociais. Já o processo de inscrição para os cursos, é feito
presencialmente também pelos membros do NLA, no auditório do campus Bagé, na
data e no horário divulgados. As aulas ocorrem em sala específica no campus,
equipada com os recursos necessários, e são ministradas, em sua maioria, pelos
licenciandos em Letras – Línguas Adicionais (estagiários, bolsistas e/ou voluntários).
Além das turmas ofertadas semestralmente, o Núcleo de Línguas Adicionais
mantém parcerias com o Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Unipampa,
com o Programa Idiomas sem Fronteiras, como escolas públicas e outras
instituições, como o Exército Brasileiro (em Bagé, o 25º Grupo de Artilharia de
Campanha – 25º GAC).
Tendo em vista seu objetivo principal, nas ofertas realizadas em 2017, o
projeto contou com cerca de 750 participantes. Na primeira (2017/01), foram
oferecidas 355 vagas, distribuídas em um total de 15 turmas (10 de língua inglesa e
5 de língua espanhola), sendo que o número de inscrições requeridas chegou a 443.
Já na segunda (2017/02), foram oferecidas 395 vagas, divididas entre um total de 17
turmas (5 de língua inglesa, 9 de língua espanhola e 3 de língua francesa) e o
número de inscrições requeridas chegou a 440. Neste semestre, a oferta de línguas
foi diversificada com três turmas no “Clube de Francês” e, por outro lado, o número
de inscrições requeridas diminuiu, em comparação a 2017/01, devido a menor
quantidade de turmas de língua inglesa, que são as mais procuradas.
A partir dos resultados, percebe-se que, para ampliar e direcionar a oferta de
cursos de línguas adicionais no contexto do projeto, buscando ir de encontro às
necessidades da comunidade, é indispensável incrementar seus recursos, por
exemplo, a partir do aumento do número de bolsistas de Letras que possam atuar
como professores no NLA. Por outro lado, para que seja possível qualificar as ações
desenvolvidas, em “uma perspectiva de mão dupla e troca de saberes” (UNIPAMPA,
2014, p. 33), é necessário instituir instrumentos de avaliação periódicos, afim de
investigar os motivos que levam alguns alunos à evasão, bem como, de que
maneiras a aprendizagem de línguas adicionais através das atividades do projeto
provoca mudanças na vida dos participantes.
Palavras-chave: Núcleo de Línguas Adicionais, extensão universitária, Unipampa
Referências:
GARCEZ, P. M.; SCHLATTER, M. Línguas Adicionais na Escola: aprendizagens
colaborativas em inglês. Erechim: Edelbra, 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Plano de Desenvolvimento Institucional
2014-2018. Bagé: UNIPAMPA, 2013
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.