PIBID: VIVÊNCIAS DE ENSINO SOBRE O FOLCLORE BRASILEIRO

Daniela Teixeira Munhoz Alves, Natiele da Silva Souza, Brenda Ohanna Camargo da Silva

Resumo


O presente trabalho é integrante de ações pedagógicas desenvolvidas em escolas municipais através do PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência), do Curso de Licenciatura em Pedagogia da URCAMP (Centro Universitário da Região da Campanha). Apresenta-se um recorte de atividade que integram o planejamento em módulos didáticos sequências, intitulado Vivências de ensino sobre o folclore brasileiro, apresentando as proposta a serem feitas sobre as descobertas do folclore suas parlendas e adivinhas, que teve como objetivo resgatar a cultura folclórica e seus costumes e foi desenvolvido na Escola Municipal Padre Germano, com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, durante o mês de agosto. A ação foi proposta via plataforma do Google Meet e utilizou distintos materiais e instrumentos como a lenda do Saci Pererê. Como resultado desse trabalho identificamos que são poucos os alunos que participam das atividades remotas propostas, mas a temática desperta a curiosidade dos participantes.


Texto completo:

PDF

Referências


REIS, LUISA REIS, O Lúdico e a criatividade: O Desenvolvimento Lúdico da criança através do Folclore. Revista da Escola Superior de Educação Castelo Branco, Anexo XI,PORTUGAL, OUTUBRO DE 2006. Acesso em 19 de agosto de 2021.disponível em:

https://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/617/1/educare%20educere%2c%2

n%c2%ba%20especial%2c%202006.pdf

SANTANA;BARBOSA;MATA et all. O folclore brasileiro como mediação da diversidade cultural dentro da escola. CONEDU, VII Congresso nacional de Educação,centro cultural de exposições ruthcardoso- Maceio-AL, Outubro de 2020. Acesso em 22 de agosto de 2021. Disponível em:

HTTPS://EDITORAREALIZE.COM.BR/EDITORA/ANAIS/CONEDU/2020/TRABALHO_EV140_MD 4_SA11_ID5938_01092020181104.PDF

MEGALE, NILZA BOTELHO. Folclore Brasileiro. 4.ED. Petrópolis: VOZES, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.