O DESAFIO DO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE NO BRASIL

Caroline Gonçalves Nunes Neves

Resumo


 

O presente projeto tem como objetivo principal, analisar o enfrentamento à violência no Brasil, tendo como problemática violência infantil: Como fazer com que esses dispositivos de proteção disponibilizados pelo governo se torne um conjunto de ações de políticas públicas e sociais com consistência atendendo um contexto de famílias em vulnerabilidade social ? Para cumprir com a problemática apresento os objetivos específicos que são: Compreender os feitos da pandemia no que diz respeito à violência contra a criança e o adolescente neste período. Bem como enfatizar a importância do disque 100 e promover a prevenção da violência infantil. Será abordado os referidos dados de violência observando a importância, o aprimoramento e a eficácia das ações das políticas sociais no Brasil. Sendo assim, o presente projeto visa analisar o trabalho do governo federal, conselhos tutelares, assistentes sociais no desempenho das atividades de combate a violência em defesa dos direitos da criança e o adolescente no Brasil em período de pandemia. O projeto contém uma breve apresentação teórica a respeito dos dispositivos de proteção disponíveis pelo governo, dando ênfase ao importante papel da sociedade referente conscientização de que a infância no Brasil é prioridade, não existe outra opção a não ser se levantar em defesa da criança e ser a voz de quem não pode pedir ajuda, assim que justifica-se a importância do presente projeto.

 

Palavras-chave: Criança 1; Adolescente 2; Violência 3;


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei 8080, de 19 de setembro de 1990. Brasília, DF: Senado Federal, 1990.

BRASIL. Lei 8069/90 LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente.Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm acessado em 18 de junho de 2021. Art 15 Cap II.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasilia, DF: Senado Federal, 1988. CFESS. Código de Ética do Assistente Social. Brasília: CFESS, 1993.

BRASIL.Constituição da República Federativa do Brasil. Brasilia, DF: Senado Federal, 1988.Art 227.

BRASIL,Ministério da Mulher, da família e dos direitos humanos, disponível em:

https://www.gov.br/mdh/pt-br/ondh/paineldedadosdaondh, acessado em 23 de junho de 2021.

BRASIL, Teoria e Prática dos Conselhos Tutelares e Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.

BRASIL, Ministério da Mulher, da família e dos direitos humanos Disponível em :https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2020-2/maio/ministerio-divulga-dados-de-violencia-sexual-contra-criancas-e-adolescentes. Acessado em 26 de junho de 2021.

BRASIL Estatuto da Criança e do Adolescente.Disponível em Https://www.scielo.br/j/rdp/a/KJQwwTJWTWgskWqmSRPDpwy/?lang=pt

PERRY.Bruce D. Perry, Livro Menino criado como um cão. Pag 23.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.