RELATO DE EXPERIÊNCIA: ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO ONLINE

Natássia Camargo, Eliane Epp, Sara Malaguez, Vitória Trindade

Resumo


A Orientação Profissional (OP) para adolescentes é de grande importância para que os estudantes tenham segurança em suas escolhas. O presente trabalho tem como objetivo relatar a prática de estágio básico em psicologia escolar que teve como foco o projeto de orientação profissional. O projeto foi desenvolvido no modelo em um grupo de 3 adolescentes, que estavam cursando o terceiro ano do nível médio em uma instituição na Região da Campanha - RS. Esta proposta de trabalho direcionou suas práticas online para orientar e facilitar o desenvolvimento dos projetos profissionais das jovens. Foram realizados nove encontros em grupos onde foram utilizadas técnicas para autoconhecimento e reflexão sobre suas escolhas, profissões e família, habilidades e aptidões, trabalho e profissões, entrevista individual, e devolução.



Texto completo:

PDF

Referências


Bock. S.D. A escolha profissional de sujeitos de baixa renda recém egressos do ensino médio. Tese de doutorado em Educação - Universidade Estadual de Campinas. São Paulo, 2008.

Bohoslavsky, R. Orientação vocacional: Estratégia clínica. São Paulo: Martins Fontes, 1977.

Bueno, C.da C. O. Grupo de orientação profissional para jovens: uma proposta fenomenológica. Dissertação de mestrado. Programa de Pós graduação em psicologia. PUC-Campinas, 2009. 167p.

Leite. M.S.S. Série O que fazer? Orientação Profissional. Editora Edgard Blucher Ltda, 2018.

Levenfus. R.S. Orientação vocacional e de carreira em contextos clínicos e educativos.Porto Alegre: Artmed, 2016.

Levenfus. R.S. & Magalhães. M.de O. Orientação vocacional e de carreira em contextos clínicos e educativos. Porto Alegre: Artmed, 2016, parte V, cap.15.

Lucchiari. D.H.P.S. Pensando e vivendo a orientação profissional. Editora Summus Editorial, 1993.

Martorell, Gabriela. O desenvolvimento da criança: do nascimento à adolescência ; tradução: Daniel Bueno, Régis Pizzato; revisão técnica: Sílvia H. Koller. - Porto Alegre: AMGH, 2014.

Neiva. K.M.C. & Spaccaquerche. M.E.; Orientação profissional: passo a passo. São Paulo: Paulus, 2009, p.145-149.

Roehrs. H; et al. Adolescência na Percepção de Professores do Ensino Fundamental. Rev. Esc. Enferm. USP, 2010.

Souza. R. Guia tô no rumo - jovens e escolha profissional - subsídios para educadores. São Paulo: Ação educativa, 2014.

Spaccaquerche. M.E.; Fortim. I. Orientação profissional: passo a passo. São Paulo: Paulus, 2009.

Vokoy. T; Pedroza. R. L. S. Psicologia Escola em Educação Infantil: reflexões de uma atuação. Revista Psicologia Escolar e Educacional, 2005, vol. 9.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.