PÁDEL ADAPTADO COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL PARA USUÁRIOS DE CADEIRAS DE RODAS

Esthefani Lettnin Soares

Resumo


O objetivo deste artigo é elaborar as aulas de pádel e proporcionar inclusão e acessibilidade na realização de exercícios físicos aos atletas. Com essa finalidade, foi escolhido o Participante, que é portador de cadeira de rodas por apresentar um quadro de mielomeningocele no nível lombar baixo. Para executar tal proposta, foram aplicados testes para avaliar a funcionalidade e força dos membros superiores e do tronco. Após isto, em conjunto com um educador físico realizaram-se atividades pré desportivas, com o intuito de fortalecer a musculatura e praticar gestos do esporte. Posteriormente, iniciou-se o desenvolvimento das aulas adaptadas ao participante. Visto isso, percebeu-se a importância de avaliar o participante após intervenção, refazendo os testes aplicados anteriormente. Como resultados obtivemos a permanência dos mesmos graus de força da primeira avaliação, com exceção dos extensores do tronco, um aumento significativo na média da força de preensão palmar e a criação de aulas de pádel adaptado.

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