CADEIAS CURTAS NA OVINOCULTURA: OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DOS TERRITÓRIOS DA ADAC E DO CIDEJA

Elisabeth Cristina Drumm, Paula Lemos Silveira, Sofia Alicia Pereira Silvera, Nicoly Ramires, Maria Elaine Leon, Rita Saraiva Jorge

Resumo


Na região do Corede Campanha o desenvolvimento rural é uma das pautas. Refletir sobre a articulação em diferentes territórios é uma necessidade que deve ser articulada pelos agentes locais. O encurtamento das cadeiras de comercialização de produtos da ovinocultura é uma possibilidade tendo em vista o histórico desta cadeia produtiva na região. As instituições ADAC e CIDEJA são articuladoras dos agentes em torno do desenvolvimento de suas regiões de abrangência. O objetivo deste trabalho foi o de reafirmar a ovinocultura como estratégia de desenvolvimento, a partir dos objetivos específicos de 1) identificar o potencial de oferta e de consumo da carne ovina no Brasil; 2) apresentar as regiões do Alto Camaquã e da Bacia do Rio Jaguarão e o foco dos projetos para criação e produção de carne ovina, por meio da instalação de frigoríficos. Este estudo é definido como de natureza qualitativa e exploratório. Trata-se de um estudo de caso na região de Abrangência do Conselho de Desenvolvimento da Campanha Gaúcha – Corede Campanha. A coleta de dados foi documental e bibliográfica. As regiões de abrangência da Adac e do Cideja, oportunizam a solução do atual gargalo da produção de proteína ovina, que é a existência de frigoríficos que oportunize a comercialização em nível nacional e a geração de renda a partir do valor agregado pelos diferentes cortes. Estabelece o encurtamento da cadeia, sem a necessidade da venda do animal na porteira ou para atravessadores. Oportunizará a relação mais próxima entre criadores e estes com seus clientes, principalmente pela existência de marcas coletivas e processos de garantias de qualidade.

Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

BORBA, Marcos Flávio Silva at al. Documento elaborado para reconhecimento do APL Ovinos e Turismo do Alto Camaquã, Agosto de 2015.

BORBA, Marcos Flávio Silva. A marginalização como potencial para a construção de “outro” desenvolvimento. O caso de Santana da Boa Vista, Rio Grande do Sul, Brasil, Rio Grande do Sul, Brasil. Universidade de Córdoba, Espanha, 2002. Disponível em: . Acesso em: 20 de set. de 2021.

ETGES, Virginia Elisabeta. Desenvolvimento Regional Sustentável: o território como paradigma. Santa Cruz do Sul:REDES, vol. 10, 2005.

GONZAGA, S. S et al. Manual de cortes de carne ovina para um melhor aproveitamento da carcaça. Embrapa Pecuária Sul, Brasilia, DF, 2018. Disponível em: . Acesso em: 20 Set 2021.

NÓBREGA, A. Mapeamento identifica frigoríficos e abatedouros inspecionados que operam com carnes ovina e caprina. Embrapa Caprinos e Ovinos, João Pessoa, 03 de fev. de 2020. Disponível em: < https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/49836052/mapeamento-identifica-frigorificos-e-abatedouros-inspecionados-que-operam-com-carnes-ovina-e-caprina>. Acesso em: 20 Set 2021.

SCARABELOT, Maristela e SCHNEIDER, Sérgio. As Cadeias Agroalimentares Curtas e Desenvolvimento Local – Um Estudo de Caso no Município de Nova Veneza/SC. PPGDR. Volume 15 – Número 20– J


Apontamentos

  • Não há apontamentos.