SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR EM TEMPOS DE PANDEMIA

Clarissa Nascimento Trindade

Resumo


O presente estudo tem como objetivo apresentar a principal atividade realizada durante o período em que foi desenvolvido o estágio básico em Psicologia escolar e da educação, denominado “Saúde Mental em Tempos de Pandemia”. O referido trabalho foi um projeto realizado com o corpo docente de uma escola da Fundação Átila Taborda - URCAMP (Universidade da Região da Campanha), através do qual se trataram as demandas relacionadas ao bem-estar dos professores e as dificuldades de atuação acerca da organização e tecnologia, as quais foram agravadas pela pandemia do COVID-19. O projeto desenvolvido consistiu na oferta de um espaço acolhedor e restaurador de equilíbrio, onde foram promovidas práticas de autocuidado, autoconhecimento e escuta terapêutica.


Texto completo:

PDF

Referências


DIEHL, Liciane; MARIN, Angela Helena. Adoecimento mental em professores brasileiros: revisão sistemática da literatura. Est. Inter. Psicol., Londrina , v. 7, n. 2, p. 64- 85, dez. 2016 .

Kabat-Zinn, J. (2003). Mindfulness-based interventions in context: Past, present, and future. Clinical Psychology: Science and Practice, 10(2), 144- 156

MIRANDA, E. CANVAS Pessoal – Construindo a estratégia de desenvolvimento pessoal.

MESQUITA, A. C.; DE CARVALHO, E. C. A Escuta Terapêutica como estratégia de intervenção em saúde: uma revisão integrativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 48, n. 6, p. 1127-1136, 2014.

MOREIRA, D. Z.; RODRIGUES, M. B. “Saúde mental e trabalho docente”.

Estudos de Psicologia, vol. 23, n. 3, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.