SAÚDE MENTAL E COOPERATIVISMO: A PSICOLOGIA EM PARCERIA COM A SICREDI FRONTEIRA SUL

Valentina Moreira Marques Colares

Resumo


O documento trata-se de um relato de experiência do Estágio Básico em Psicologia Organizacional e do Trabalho, realizado na Sede da Cooperativa Sicredi Fronteira Sul. Foram realizadas reuniões de apresentação, intervenções de escutas psicológicas e o Projeto de Saúde Mental, elaborado a partir das demandas verificadas através de escutas e pesquisas. Trabalhar Saúde Mental nas organizações é essencial, pois um indivíduo com qualidade de vida e saúde mental equilibrada possui ferramentas para superar e enfrentar os desafios que se apresentam nas organizações. O Projeto obteve resultados positivos pelos colaboradores participantes, conforme feedback do formulário aplicado. Considera-se que o estágio atingiu as expectativas e objetivos propostos, auxiliando a organização como um todo.



Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Bruno Ricardo Pereira. SOUZA, Felipe de. Psicologia Organizacional – Papel do Psicólogo. Psicologia MSN.com. 2011. Disponível em:. Acesso em 18 de maio de 2021.

BASSAN, Glaucia. A importância da saúde mental no ambiente corporativo. Psicologia Viva. Set. de 2020. Disponível em . Acesso em 17 de maio de 2021.

CASAGRANDE, Elaine Bez Birolo. ANÁLISE DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO INTERNA EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO NA CIDADE DE JACINTO MACHADO - SC. Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Trabalho de Conclusão de Curso. Criciúma : 2010. Disponível em . Acesso em 06 de julho de 2021.

LAPOLLI, Cibele Aparecida Rigoni. GOMES, Quele de Souza. ESCUTA PSICOLÓGICA NAS ORGANIZAÇÕES: ACOLHER, ORIENTAR E ENCAMINHAR. Trabalho de conclusão de curso de graduação da Universidade do Sul de Santa Catarina. Florianópolis, 2019. Disponível em . Acesso em 17 de maio de 2021.

MCSHANE, Steven L. Comportamento organizacional: conhecimento emergente, realidade global. 6. ed. – Porto Alegre : AMGH, 2014.

PIZZIO, A. KLEIN, K. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E ADOECIMENTO NO COTIDIANO DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 36, nº. 131, p. 493-513, abr.-jun., 2015. Disponível em . Acesso em 04 de maio de 2021.

SANTOS, Juliana da Costa. SANTOS, Maria Luiza da Costa. Descrevendo o Estresse. PRINCIPIA, João Pessoa, n.12, Abr. 2005. Disponível em . Acesso em 06 de julho de 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.