PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: A PSICOLOGIA AJUDANDO AS EMPRESAS A CRESCER ATRAVÉS DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Valentina Moreira Marques Colares

Resumo


O presente documento tem por finalidade descrever uma proposta de intervenção sobre qualidade de vida no trabalho (QVT) a ser realizada em organizações públicas e privadas da cidade de Bagé no Rio Grande do Sul. Considerando o objetivo de levar qualidade de vida para os trabalhadores nas organizações, elaborou-se um projeto de sete encontros para discutir a QVT, abordando temas como saúde mental, alimentação, atividades físicas, ergonomia e prevenção de saúde. Esse projeto será aplicado por alunos do curso de Psicologia do Centro Universitário da Região da Campanha - URCAMP, alinhando as práticas da psicologia com o bem-estar do trabalhador. Em função de ser uma proposta de intervenção e não ter sido posta em prática, não é possível afirmar os resultados obtidos, apenas que espera-se proporcionar bem-estar aos colaboradores e obter um aumento na produtividade da organização.



Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO et al. Qualidade de vida no trabalho e fatores motivacionais dos colaboradores nas organizações. Educação em Foco, Edição nº: 07, 09/2013, Páginas: 21-31. Disponível em . Acesso em 22 de abril de 2021.

CONTE, A. L. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: Funcionários com qualidade de vida no trabalho são mais felizes e produzem mais. Revista FAE BUSINESS, n.7, nov. 2003. Disponível em . Acesso em 09 de abril de 2021.

COSTA, R. R. A. D. Qualidade de vida no trabalho (qvt): indicador do grau de satisfação do trabalhador e do aumento da produtividade da organização. Anais do 10º Congresso Nacional de Excelência em Gestão. Ago. 2014. Disponível em . Acesso em 10 de abril de 2021.

PIZZIO, A. KLEIN, K. Qualidade de vida no trabalho e adoecimento no cotidiano de docentes do ensino superior. Educação e Sociedade, Campinas, v. 36, nº. 131, p. 493-513, abr.-jun., 2015. Disponível em . Acesso em 04 de maio de 2021.

RIBEIRO, L. A. SANTANA, L. C. Qualidade de Vida no Trabalho: Fator decisivo para o sucesso organizacional. Revista de Iniciação Científica – RIC. Cairu. Jun. 2015. Vol 02, n° 02, p. 75-96. Disponível em . Acesso em 09 de abril de 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.