RELATO DE EXPERIÊNCIA: DESENVOLVENDO HABILIDADES PARA MELHORAR AS RELAÇÕES ENTRE ADOLESCENTES

Eliane Epp Fagonde

Resumo


As atividades de desenvolvimento de habilidades entre os alunos são de grande valia para que possam saber lidar com suas emoções e a relação interpessoal. O presente trabalho teve como objetivo relatar a prática de estágio básico em psicologia escolar que teve como foco o desenvolvimento de habilidades por parte de jovens para a melhora das relações entre eles. O trabalho ocorreu no modelo virtual junto a um grupo de 15 adolescentes cursando o sexto ano do ensino fundamental, em uma instituição de ensino da Região da Campanha-RS. Foram realizados dez encontros com os estudantes, onde foram aplicadas técnicas de dinâmicas para conhecerem os colegas e a si mesmo, bem como, aprender a manejar as emoções. Essa proposta de trabalho online proporcionou uma mudança de comportamento e sentimentos dos alunos.


Texto completo:

PDF

Referências


Huebner, Dawn. O que fazer quando você se irrita demais: um guia para as crianças lidarem melhor com a raiva; ilustrado por Bonnie Mathews; tradução Vinícius Figueira - Porto Alegre: Artmed, 2009.

Luz, Márcia. A raiva e o exercício da folha amassada. 2016. Disponível

em: . Acesso em: 7 de Setembro

de 2020.

Martorell, Gabriela. O desenvolvimento da criança: do nascimento à adolescência ; tradução: Daniel Bueno, Régis Pizzato; revisão técnica: Sílvia H. Koller. - Porto Alegre: AMGH, 2014.

Rosenberg, Marshall B. Comunicação Não-Violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006.

Rosenberg, Marshall B. O surpreendente propósito da raiva: indo além do controle para encontrar a função vital da raiva. Tradução Tônia Van Acker. - São Paulo: Palas Athena, 2019.

WEB. Igual ou diferente: dinâmica para trabalhar diferenças e semelhanças entre alunos. Disponível em: s. Disponível em: . Acesso em: 29/09/2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.