CALDEIRÂO DA CUCA

Cláudia Berta

Resumo


 

O presente trabalho é integrante de ações pedagógicas desenvolvidas em uma escola municipal através do PIBID ( Programa Institucional de Iniciação a Docência), do Curso de Licenciatura em Pedagogia da URCAMP (Centro Universitário da Região da Campanha). Apresenta-se um recorte de atividade que integram planejamento em módulos didáticos sequências, intitulado “Caldeirão da Cuca”, que teve como objetivo conhecer a lenda e incentivar a leitura  escrita dos alunos da Escola Municipal Cívico-Militar São Pedro, com a turma do 2º ano do Ensino Fundamental, durante o mês de agosto. A ação foi desenvolvida através de atividades remotas com distintas ferramentas tecnológicas. Os resultados foram satisfatórios, os alunos que participaram desse encontro, responderam a atividade com sucesso. Com esse trabalho concluímos a importância da ludicidade na leitura e no aprendizado, compreendendo as relações e objetivos das brincadeiras apresentadas na forma de atividades, que proporcionaram às crianças a apropriação de conhecimentos.



Texto completo:

PDF

Referências


AMORIM, Meire Catalani Beluzo. As práticas de leitura na educação infantil. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade. São Paulo: Unifafibe, 2015. Disponível em: http://repositorio.unifafibe.com.br: 8080//bitstream/handle/123456789/463/2015_MCBA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 5 de julho de 2020.

GUIMARÃES, Luiza Angélica Paschoeto. Memória, educação e folclore: o pensamento de professores e no movimento folclórico brasileiro da década de 1950. Episteme Transversalis, v. 2, n. 1, 2017.

Disponível em: http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/48. Acesso em 07.07.21

LUCKESI, Cipriano Carlos - Educação, Ludicidade e Prevenção das Neuroses Futuras:

Uma Proposta Pedagógica a partir da Biossíntese. In: Luckesi, Cipriano Carlos (org. Ludopedagogia - Ensaios 1: Educação e Ludicidade. Salvador: Gepel 2.

SCHULTZ, Daniela Bonifácio; SOUZA, Flora Lima Farias de. O brincar e suas contribuições no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. 2018. Disponível em: https://fapb.edu.br/wp-content/uploads/sites/13/2018/02/ed6/11.pdf. Acesso em: 07.07.21


Apontamentos

  • Não há apontamentos.