JOGO DAS SOMBRAS: O LÚDICO APLICADO NO FORMATO ONLINE NO PIBID

Júlia Rosa dos Santos, Ana maria da Silva

Resumo


O presente trabalho é integrante de ações pedagógicas desenvolvidas em escolas municipais através do PIBID (Programa Institucional de Iniciação a Docência), do Curso de Licenciatura em Pedagogia da URCAMP (Centro Universitário da Região da Campanha). Apresenta-se um recorte de atividade  que integra o planejamento em módulo didático sequencial intitulado “Jogo das Sombras”, que teve como objetivo de auxiliar na alfabetização de crianças em anos iniciais de forma lúdica, e foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cívico-Militar São Pedro, com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, no mês de maio. A ação foi desenvolvida através de atividades remotas através da plataforma Google Meet. Como recurso didático utilizou um painel com as sombras selecionadas e demandou dos alunos interação através da escrita individual. Apesar da participação de poucos alunos, foi observada grande receptividade e empolgação dos participantes. Com esse trabalho foi concluído que a ludicidade é uma peça chave para a aprendizagem e alfabetização de crianças em anos iniciais.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Elaine Ribeiro. O brincar na educação infantil das escolas de Piritiba/BA: o olhar docente. 2014. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2021.

CARVALHO, A.M.C,et al.(org.). Brincadeira e cultura:viajando pelo Brasil que brinca. São Paulo: casa do psicólogo,1992. Disponível em:

Acesso em 20 ago.2021

CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira. O professor em sala de aula: reflexão sobre os estilos de aprendizagem e a escuta sensível. Psic, São Paulo , v. 7, n. 1, p. 29-38, jun. 2006 . Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2021.

FREDDI, Nadine. Alfabetização e letramento: organizando o trabalho pedagógico. 2018. Disponível em:. Acesso em: 20 ago. 2021.

KAHL, Karoline; LIMA, Maria Elza de Oliveira; GOMES, Izabel. Alfabetização: construindo alternativas com jogos pedagógicos. 2007. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2021.

PARO, Vitor Henrique. Autonomia do educando na escola fundamental: um tema negligenciado. Educar em Revista [online]. 2011, n. 41. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2021.

VENTURA, Juliana Pacheco; RAMANHOLE, Sílvia Kátia de Souza; MOULIN, Monique Moreira. A importância do uso de jogos didáticos como método facilitador de aprendizagem. 2016. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.