SARAU NOTURNO: REINVENÇÃO CULTURAL EM PERÍODO PANDÊMICO

Clarisse Ismério, Darlan Almeida da Rosa, Amanda Antunes do Couto, Alana Portella

Resumo


O projeto Cultural Sarau Noturno, criado em 2008, com o objetivo de contar a história da cidade de Bagé/RS, aproximar a comunidade local da riqueza presente no Cemitério da Santa Casa de Caridade e assim promover a preservação da arte cemiterial, consagrou-se então através de apresentações presenciais, pesquisas e publicações. E durante o período pandêmico enfrentou o desafio de  se reinventar. Portanto objetiva-se  apresentar a transformação do Sarau Noturno do presencial para o universo virtual, destacando a nova linguagem cênica criada e os produtos fruto do processo de reinvenção conceitual e cênica.



Texto completo:

PDF

Referências


BELLOMO, Harry. Cemitérios do Rio Grande do Sul: arte, sociedade, ideologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.

CALDEIRA, Jeane dos Santos. O Asilo de Órfãs São Benedito em Pelotas – RS (as primeiras décadas do século XX): trajetória educativa-institucional . Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, 2014. Disponível em:

. Acesso em : 20 ago. 2020.

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras. Fundamentos da educação patrimonial. Ciências e Letras: Porto Alegre, n.27, 2000. p. 25-35.

ISMÉRIO, Clarisse. Sarau Noturno. Lisboa: Editora Chiado, 2016.

ISMÉRIO, Clarisse; COUTO, Amanda e ROSA, Darlan. Novo Sarau Noturno: do presencial ao virtual. In: ISMÉRIO, Clarisse (Org.). Patrimônio Cultural: simbolismos, intertextualidades e polifonias

[livro eletrônico]. São Paulo: Vecher, 2021. Disponível em: .


Apontamentos

  • Não há apontamentos.