MUSEUS: IR MAIS ALÉM

CARMEN BARROS

Resumo


Os museus, assumem papéis fundamentais na guarda do patrimônio e
memórias, no fortalecimento da cidadania, no respeito à diversidade e
valorização da cultura, exercendo papel fundamental na educação. Entendendo
o patrimônio como responsabilidade social, no Museu Dom Diogo de Souza
fundado em 1956, mantido pela Fundação Attila Taborda/Urcamp, em Bagé,
Rio Grande do Sul, desenvolve-se ações educativas como forma de proteção e
valorização do patrimônio. Dentre estas citamos, Entre o dito e o não dito:
narradores de Bagé, O museu vai à rua e Memórias da Infância, estas ações -
espaços e vivências de histórias, compartilhamento de memórias e produção
de saberes tem por objetivo, realizar ações educativas que valorizem a
interface entre as diferentes áreas e dimensões do patrimônio cultural,
potencializando a construção de pertencimento e cidadania. A metodologia de
educação patrimonial que se realiza tem um caráter pedagógico estratégico,
proposto de forma processual, permanente e sistemática, focando o patrimônio
cultural e a apropriação social. Percebe-se que este museu amplia seus
vínculos sociais assegurando uma maior identificação da comunidade com o
patrimônio cultural, isto expresso, através das diversas publicações nos meios
de comunicação e o envolvimento direto crescente e participativo da
comunidade nas ações de educação patrimonial.

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