PIBID-A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS

Cleonice DA SILVA DUTRA, Leni Denise DA SILVA FIALHO, Viviane Kanitz Gentil

Resumo


Neste relato pretendemos descrever parte de nossas experiências como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia, da Universidade da Região da Campanha (URCAMP) na cidade de Bagé-RS. As atividades foram desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Kalil A. Kalil, escolhida para participar do projeto pelo baixo índice no IDEB.  O subprojeto tem por finalidade promover um espaço de interlocução entre a universidade e a escola de educação básica, com foco nos anos iniciais, trabalhando a alfabetização e o letramento de uma forma lúdica. A alfabetização é um processo muito importante na vida dos alunos, é na escola que acontece o primeiro contato formal com o código escrito, e para tornar esse processo mais agradável e prazeroso, procuramos desenvolver um trabalho voltado para o lúdico.  Justifica-se o presente trabalho pela importância de compreender e observar as contribuições dos jogos pedagógicos no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo avaliar as contribuições dos jogos pedagógicos no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais. As atividades começaram em janeiro de 2015 e se estenderam até dezembro do mesmo ano. Durante os dois primeiros meses, foram realizadas leituras e estudos sobre alfabetização, letramento e a importância dos jogos neste processo. Estes estudos objetivavam novos conhecimentos e melhor preparação para o desenvolvimento das atividades a serem realizadas. O primeiro trabalho realizado na escola foi desenvolver atividades que visassem o reconhecimento, por parte das bolsistas, das dificuldades presentes nos alunos atendidos, realizado por meio de testes de leitura e escrita, instrumento baseado na teoria da psicogênese, que foram elaborados pelas bolsistas com a orientação da coordenadora do programa. Os testes foram realizados com todos os alunos 2º ano da escola. A partir dos resultados obtidos foram selecionados 13 alunos com maiores dificuldades em relação à leitura e a escrita para participar do projeto. Considerando resultados dos testes realizados com os alunos, foram desenvolvidos planejamentos de atividades lúdicas, com a utilização de brincadeiras e jogos pedagógicos diversos. As atividades foram planejadas a partir das características e dificuldades apresentadas pelos alunos, considerando o contexto social em que  estão inseridas. Durante o desenvolvimento das atividades percebemos a construção do ensino-aprendizagem de cada criança, constatamos o quanto é necessário à utilização de atividades lúdicas para o desenvolvimento dos educandos no período inicial da alfabetização. Notamos a melhoria dos alunos em diversos aspectos, muitos que eram tímidos, não gostavam de se expressar e possuíam dificuldades de falar, estavam deixando de ser meros receptores para serem participantes e envolvidos nas atividades desenvolvidas. De fato através da inserção do PIBID na escola com atividades lúdicas e a realização de vários planos adequados as dificuldades dos alunos e ao contexto em que estão inseridos, percebem-se mudanças significativas na qualidade do ensino e na melhora da aprendizagem dos educandos. Podemos afirmar que as brincadeiras e os jogos pedagógicos facilitam significativamente a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos e que o projeto contribuiu significativamente para o aprendizado das crianças pelo fato de propiciar as mesmas um atendimento individualizado. Concluímos que com o uso de materiais lúdicos como recursos metodológicos há maiores possibilidades no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e afetivo da criança. Por meio do desenvolvimento de atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem da alfabetização, foram alcançados resultados satisfatórios tanto no aspecto emocional dos alunos quanto no aspecto cognitivo.

Palavras- chave: PIBID, jogos, alfabetização.

 

Referências

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando Sem o Bá-Bé-Bi-Bó-Bu. 1Ed. São Paulo: Scipione, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 56 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

SANTOS, Ferraz Carmi; MENDONÇA, Marcia. Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

 

 


Palavras-chave


PIBID, jogos, alfabetização

Texto completo:

DOWNLOAD ARTIGO PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.