PIBID-A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS
Resumo
Neste relato pretendemos descrever parte de nossas experiências como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia, da Universidade da Região da Campanha (URCAMP) na cidade de Bagé-RS. As atividades foram desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Kalil A. Kalil, escolhida para participar do projeto pelo baixo índice no IDEB. O subprojeto tem por finalidade promover um espaço de interlocução entre a universidade e a escola de educação básica, com foco nos anos iniciais, trabalhando a alfabetização e o letramento de uma forma lúdica. A alfabetização é um processo muito importante na vida dos alunos, é na escola que acontece o primeiro contato formal com o código escrito, e para tornar esse processo mais agradável e prazeroso, procuramos desenvolver um trabalho voltado para o lúdico. Justifica-se o presente trabalho pela importância de compreender e observar as contribuições dos jogos pedagógicos no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo avaliar as contribuições dos jogos pedagógicos no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais. As atividades começaram em janeiro de 2015 e se estenderam até dezembro do mesmo ano. Durante os dois primeiros meses, foram realizadas leituras e estudos sobre alfabetização, letramento e a importância dos jogos neste processo. Estes estudos objetivavam novos conhecimentos e melhor preparação para o desenvolvimento das atividades a serem realizadas. O primeiro trabalho realizado na escola foi desenvolver atividades que visassem o reconhecimento, por parte das bolsistas, das dificuldades presentes nos alunos atendidos, realizado por meio de testes de leitura e escrita, instrumento baseado na teoria da psicogênese, que foram elaborados pelas bolsistas com a orientação da coordenadora do programa. Os testes foram realizados com todos os alunos 2º ano da escola. A partir dos resultados obtidos foram selecionados 13 alunos com maiores dificuldades em relação à leitura e a escrita para participar do projeto. Considerando resultados dos testes realizados com os alunos, foram desenvolvidos planejamentos de atividades lúdicas, com a utilização de brincadeiras e jogos pedagógicos diversos. As atividades foram planejadas a partir das características e dificuldades apresentadas pelos alunos, considerando o contexto social em que estão inseridas. Durante o desenvolvimento das atividades percebemos a construção do ensino-aprendizagem de cada criança, constatamos o quanto é necessário à utilização de atividades lúdicas para o desenvolvimento dos educandos no período inicial da alfabetização. Notamos a melhoria dos alunos em diversos aspectos, muitos que eram tímidos, não gostavam de se expressar e possuíam dificuldades de falar, estavam deixando de ser meros receptores para serem participantes e envolvidos nas atividades desenvolvidas. De fato através da inserção do PIBID na escola com atividades lúdicas e a realização de vários planos adequados as dificuldades dos alunos e ao contexto em que estão inseridos, percebem-se mudanças significativas na qualidade do ensino e na melhora da aprendizagem dos educandos. Podemos afirmar que as brincadeiras e os jogos pedagógicos facilitam significativamente a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos e que o projeto contribuiu significativamente para o aprendizado das crianças pelo fato de propiciar as mesmas um atendimento individualizado. Concluímos que com o uso de materiais lúdicos como recursos metodológicos há maiores possibilidades no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e afetivo da criança. Por meio do desenvolvimento de atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem da alfabetização, foram alcançados resultados satisfatórios tanto no aspecto emocional dos alunos quanto no aspecto cognitivo.
Palavras- chave: PIBID, jogos, alfabetização.
Referências
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando Sem o Bá-Bé-Bi-Bó-Bu. 1Ed. São Paulo: Scipione, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 56 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
SANTOS, Ferraz Carmi; MENDONÇA, Marcia. Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Palavras-chave
Texto completo:
DOWNLOAD ARTIGO PDFApontamentos
- Não há apontamentos.