TRABALHANDO O BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL

Josiane Martins Flores, Mirla Andrade Weber Weber, Beatriz Wardzinski Barbosa, Luan Luongo Gonçalves, Rosângela Silva Gonçalves Nunes

Resumo


Este trabalho compreende parte das atividades desenvolvidas em um projeto de extensão sobre educação ambiental da Universidade Federal do Pampa - Campus São Gabriel – RS. Como o bullying caracteriza-se como um tipo de agressão intencional e repetitiva muito comum no ambiente escolar, essa temática foi escolhida pela turma. Dessa forma, uma das atividades realizadas foi à utilização de questionários. O trabalho teve como objetivo conhecer as opiniões e as ações dos alunos em relação à prática do bullying em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de São Gabriel/RS. O trabalho foi realizado com alunos do sexto ano e a coleta de dados ocorreu entre os meses de setembro e outubro de 2015. Foram aplicados 3 questionários anônimos. O primeiro questionário destinava-se a conhecer a opinião dos alunos sobre o que era bullying e as razões pelas quais esse fenômeno acontecia; o segundo questionário pretendia identificar se os alunos praticavam bullying e de que forma essas ações ocorriam e o terceiro questionário se os alunos sofriam bullying e quais os tipos mais frequentes. Os resultados demonstram que existem alunos envolvidos em situações de prática de bullying na escola. A partir do diagnóstico buscou-se formas de intervir na realidade, alertando os alunos para a gravidade do problema. Para tanto, foram utilizadas estratégias como a realização de oficinas, palestra, concurso de redação, além da discussão dos resultados dos questionários. Concluiu-se que o bullying tem sido tratado como algo comum e natural no espaço escolar e justamente por este motivo precisa de um olhar atento dos professores, pais ou responsáveis.


Palavras-chave


Bullying; escola; questionários.

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