TRABALHANDO O BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho compreende parte das atividades desenvolvidas em um projeto de extensão sobre educação ambiental da Universidade Federal do Pampa - Campus São Gabriel – RS. Como o bullying caracteriza-se como um tipo de agressão intencional e repetitiva muito comum no ambiente escolar, essa temática foi escolhida pela turma. Dessa forma, uma das atividades realizadas foi à utilização de questionários. O trabalho teve como objetivo conhecer as opiniões e as ações dos alunos em relação à prática do bullying em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de São Gabriel/RS. O trabalho foi realizado com alunos do sexto ano e a coleta de dados ocorreu entre os meses de setembro e outubro de 2015. Foram aplicados 3 questionários anônimos. O primeiro questionário destinava-se a conhecer a opinião dos alunos sobre o que era bullying e as razões pelas quais esse fenômeno acontecia; o segundo questionário pretendia identificar se os alunos praticavam bullying e de que forma essas ações ocorriam e o terceiro questionário se os alunos sofriam bullying e quais os tipos mais frequentes. Os resultados demonstram que existem alunos envolvidos em situações de prática de bullying na escola. A partir do diagnóstico buscou-se formas de intervir na realidade, alertando os alunos para a gravidade do problema. Para tanto, foram utilizadas estratégias como a realização de oficinas, palestra, concurso de redação, além da discussão dos resultados dos questionários. Concluiu-se que o bullying tem sido tratado como algo comum e natural no espaço escolar e justamente por este motivo precisa de um olhar atento dos professores, pais ou responsáveis.
Palavras-chave
Texto completo:
DOWNLOAD ARTIGO PDFApontamentos
- Não há apontamentos.