A importância da dança em relação a saúde física e mental

Eduarda da Silveira Tavares dos Santos, Igor Messias H Quintana

Resumo


A dança é uma forma de arte que utiliza do corpo para expressar ideias emoções e histórias. É uma manifestação artística que pode ser individual ou coletiva, podendo ser exposta em diferentes formas e com diferentes propósitos. Tendo isso em vista os objetivos deste trabalho constituem-se por pesquisar bibliograficamente como a prática da dança contribui para a melhoria da saúde mental; entender o impacto que ela pode ter em relação a mente humana; avaliar como a dança pode ajudar no condicionamento físico resistência flexibilidade e coordenação motora de uma pessoa que á pratica. O trabalho trata-se de um referencial bibliográfico que se caracteriza por um conjunto de processos e técnicas utilizados para localizar, selecionar, analisar e apresentar informações de fontes bibliográficas (livros, artigos, etc.) em um trabalho acadêmico ou científico. A pesquisa demonstrou que a dança pode, sim, desempenhar um papel fundamental, oferecendo múltiplas vantagens para diferentes campos da saúde. Além de ser uma prática altamente eficaz, ela contribui significativamente para a saúde mental.

Texto completo:

PDF

Referências


CUNHA, A. Dança como dispositivo de saúde. 2013. 27f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico de Nível Médio em Saúde - habilitação em gerência em saúde) – Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2013.

DIAL NEWLS. O poder da dança na transformação social: projetos e iniciativas em destaque. Brasil, 2025. Disponível em:

. Acesso em: 01 jul. 2025.

GAVIOLI, I. L.; BITTAR, A. Medicina da dança: cooperação científica entre Brasil e Inglaterra promete avanços na área. Dança em Pauta, Brasil, 2016. Disponível em:

. Acesso em: 01 jul. 2025.

GONÇALVES, G. A dança como uma estratégia de cuidado em saúde mental sob uma perspectiva psicanalítica, Brasília, 2021.

LIBERATO, M. T. C.; DIMENSTEIN, M. Experimentações entre dança e saúde mental. Fractal: Revista de psicologia, Niterói, v. 21, n. 1, p. 01-10, 2009.

MAJORCZYK, F. A Prática de Dança e os Benefícios para a Saúde Mental e Emocional. 2019. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. 06/04 Dia Mundial da Atividade Física. Brasília, 2020. Disponível em:

. Acesso em: 27 jun. 2025.

OLIVEIRA, T. Corpos, sons e movimentos: A evolução da dança contemporânea na última década no Porto. 2015. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Faculdade de Letras) - Universidade do Porto, Cidade do Porto, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.