Neuroarquitetura

Gibran Jabbour Pereira, Gabriela Fernandes Mendonça, Carolina Casato Menegat, Raphaela Marzulo Pedroso

Resumo


Analisando o funcionamento cerebral, a neuroarquitetura entra com o objetivo de promover melhorias na qualidade de vida dos indivíduos. Mediante a crescente urbanização e necessidade de humanizar ambientes, torna-se primordial investigar como elementos arquitetônicos influenciam processos cognitivos, emocionais e comportamentais.

Com esse trabalho, queremos compreender e promover, por meio de evidências científicas, os impactos que as escolhas arquitetônicas exercem sobre o bem-estar, a saúde mental e a produtividade das pessoas. Através dessa pesquisa buscamos identificar os possíveis impactos da neuroarquitetura nos indivíduos, defini-lá e seu funcionamento, apresentar as diferentes técnicas utilizadas e demonstrar exemplos intencionais no município de Alegrete.

Após leitura de documentos, realizou-se uma definição dos objetivos, que orientaram a busca e a seleção criteriosa dos materiais bibliográficos. Ademais, foi realizada uma entrevista com uma arquiteta profissional, visando a identificação e o detalhamento do uso da neuroarquitetura em Alegrete.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.