FRANKENSTEIN NA AULA DE LÍNGUA INGLESA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência didática realizada com alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Aceguá, a partir da leitura da adaptação do livro Frankenstein, de Mary Shelley, no componente de Língua Inglesa. As atividades desenvolvidas envolviam portfólio, pesquisa e apresentações, e jogos temáticos sobre o livro, como jogos de perguntas e respostas. O portfólio envolvia atividades sobre o capítulo lido, buscando ler e interpretar, e também esclarecer dúvidas em relação à gramática e a estrutura da Língua Inglesa. Entre as pesquisas, podemos citar a temática de ética na ciência, como o caso recente de tentativa de ‘ressurreição’ dos lobos terríveis. Sobre as pesquisas, houveram discussões sobre temáticas importantes, como o valor da vida em relação à ciência, e quanto aos limites da ética da ciência. Na etapa final de leitura, os alunos desenvolveram, em grupo, jogos com a temática do livro, contendo o enredo e as personagens, com o objetivo de recapitular a história. Em um dos jogos, intitulado Monster’s Body, os jogadores (dois) recebiam partes do corpo do Monstro, e também cartas de perguntas, estas, dispostas em um monte. Na sua vez, o jogador deveria pegar uma carta de pergunta e, se respondesse corretamente, poderia pegar uma parte do monstro, e, caso não conseguisse responder à pergunta, passaria sua vez ao jogador oponente. Vencia quem completasse primeiro todas as partes do Monstro. Na nossa experiência, podemos perceber que o processo de leitura do livro foi de profunda importância para promover as habilidades de leitura e escrita, além do conhecimento da estrutura e do vocabulário da Língua Inglesa. Além disso, tivemos a oportunidade de discutir acerca de temáticas de importância no cenário atual, visando desenvolver a criticidade dos alunos. Concluímos que atividades de leitura semelhantes poderiam ser aplicadas mais comumente em componentes curriculares de línguas estrangeiras, como no caso, a Língua Inglesa.
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PDFReferências
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
TARNER, Margaret. Frankenstein. São Paulo : Macmillan Education do Brasil, 2018.
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