INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E SEU IMPACTO SOCIAL

Ana Júlia Dorneles de Oliveira

Resumo



O presente estudo refere-se a uma pesquisa sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas do cientista Howard Gardner que realizou um grande avanço na transformação da educação no final do século XX, e o seu consequente impacto na sociedade como um todo. Gardner derruba o conceito de QI e apresenta vários tipos de inteligências e suas características, e esclarece que já se nasce com as “inteligências” que precisam ser “acordadas” por estímulos significativos, mas não se nasce com competências que são a habilidade e a aptidão, adquiridas com o tempo. A lista criada por ele não é única e universalmente aceita, mas tenta abranger a maior parte das competências valorizadas nas sociedades. O desenvolvimento de cada inteligência será determinado tanto por fatores genéticos e neurobiológicos quanto por conta de fatores ambientais aos quais somos expostos. Tem por objetivo mostrar como, erroneamente, a inteligência linguística e lógico-matemática são supervalorizadas em detrimento das demais, e de que maneira isto é prejudicial ao país, além de evidenciar o quanto é importante o conhecimento dessa teoria, por exemplo, para os professores buscarem explorar as potencialidades de seus alunos, bem como para os gestores buscarem explorar as potencialidades de seus funcionários. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica e análise preliminar sobre o tema, consultas de artigos em sites e uma entrevista com profissional especializado na área. Portanto, considera-se que o entendimento e a aplicação da teoria das inteligências múltiplas trazem inúmeras contribuições para os mais diversos setores da sociedade, uma vez que defende a ideia de que a inteligência não deve ser vista como uma só dimensão, e sim como algo que contempla uma série de áreas diferentes, diminuindo o preconceito e abrindo oportunidades para todas as pessoas.


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