TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DIAGNÓSTICO TARDIO E SUAS CONSEQUÊNCIAS.

Marina Rodrigues Tirelli, Cecília Betim Molina, Luiza Porto Alegre Garcia Oyhenard Ibarra

Resumo


O Transtorno do Espectro Autista caracteriza-se como uma síndrome comportamental do indivíduo, que abrange diversos sintomas como baixa aptidão social, comportamentos repetitivos e dificuldade na linguagem. Assim, o diagnóstico tardio do TEA acontece, normalmente, devido à criança receber outros diagnósticos antes do autismo ser detectado. Outrossim, mesmo que o país disponha de dados sobre o tema, não há aprofundamento nas consequências educacionais mediante o diagnóstico tardio. Dessarte, a tese destaca-se, pois é necessário analisar as possíveis consequências que a falta de diagnósticos de autismo pode acarretar no aprendizado e no ensino dessas pessoas. Dessa forma, questionou-se quais as prováveis dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de indivíduos autistas que receberam diagnóstico tardio e as possíveis consequências no desenvolvimento estudantil. Portanto, teve-se como objetivo da pesquisa identificar os principais obstáculos no ensino e aprendizado de crianças autistas com diagnóstico tardio. Ademais, os objetivos específicos foram explicitar as desordens do diagnóstico tardio do TEA e seus impactos na alfabetização, investigar os fatores que levam à grande diferença entre os diagnósticos de autistas de gênero, etnia e classes sociais diferentes. Bem como analisar as causas do atraso no diagnóstico do TEA no Brasil e comparar táticas pedagógicas inclusivas e não inclusivas de escolas públicas e privadas. A pesquisa objetivou identificar os principais obstáculos no ensino e aprendizado de crianças autistas com diagnóstico tardio. O estudo foi realizado por meio de pesquisas bibliográficas em artigos científicos. Também foi feita uma pesquisa qualitativa com 2 psicólogas. Ademais, outra enquete com diretores de escola públicas e privadas foi estudada. Ambas pesquisas tiveram o intuito de coletar dados relacionados ao diagnóstico do transtorno em Alegrete e suas consequências. Também, examinou-se relatos de 2 indivíduos com o transtorno, sendo um menino de 19 anos, com o Ensino Médio concluído, e uma menina de 18 anos ainda no terceiro ano do EM. Contudo, mesmo diante de pesquisas sobre TEA, ressalta-se a relevância de aprofundar o diagnóstico tardio e o desenvolvimento escolar no contexto ensino e aprendizagem. Além disso, a falta de visibilidade do problema acarreta no baixo índice de diagnósticos ou diagnósticos tardios, em sua maioria, por pessoas do sexo masculino e de classe média alta. Igualmente, verificou-se que em Alegrete-RS, alguns dos casos revelam ignorância com a pessoa com TEA provindo do colégio e dos colegas. Ainda, o diagnóstico mostra-se complexo e é necessário que seja realizado precocemente para que se possa realizar o tratamento adequado. Constatou-se, que indivíduos dependentes do SUS encontram-se afetados devido à demora para conseguir consultas neuropsicológicas. Então, o diagnóstico tardio apresenta-se como consequência da desigualdade social, causando o atraso do desenvolvimento social do sujeito.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Marina S. R. Diagnóstico do autismo no CID 11, CID 10 e DSM V. Disponível em: Acesso em: 28 de agosto de 2021.

AVLUND, SH; CARLSEN, AH; CLAUSEN, L; JORGENSEN, M; SCHENDEL, D; THOMSEN, PH. Factors Associated with a Delayed Autism Spectrum Disorder Diagnosis in Children Previously Assessed on Suspicion of Autism. Journal of Autism and Developmental Disorders, 2021. Acesso em: 30 de agosto de 2021

BERNARDINO, Isabel Maria F. I. M. A Música no Desenvolvimento da Comunicação e Socialização da Criança /Jovem Com Autismo. 2013. Disponível em: . Acesso em: 28 de agosto de 2021

BORTOLOTTO, Patrícia T.O. Como acontece o processo de socialização com crianças autistas. 2009. Disponível em: Acesso em: 28 de agosto de 2021.

Convivendo com o TEA Disponível em: Acesso em: 28 de agosto de 2021

Diagnóstico e características clínicas. Disponível em: Acesso em: 28 de agosto de 2021.

FERNANDES, Fátima Rodrigues. Marcos Históricos. Autismo e Realidade, [s. d.]. Disponível em: Acesso em: 30 de agosto de 2021.

HIPPLER, K; KLICPERA, C. Hans Asperger and his patients - a retrospective examination of the spectrum of Autistic disorders. Journal Impact Factor, 2005. Acesso em: 30 de agosto de 2021.

HULTMAN, C; KUJA-HALKOLA, R; LARSSON, H; LICHTENSTEIN, P; SANDIN, S; REICHENBERG, A. The Familial Risk of Autism. Journal of the American Medical Association, 2014. Acesso em: 30 de agosto de 2021

KANNER, Leo. Autistic Disturbances of Affective Contact. Nervous Child 2, 217-250, 1943. Disponível em: . Acesso em: 28 de agosto de 2021

KLIN, Ami. Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Brazilian Journal of Psychiatry, 2006. Disponível em: . Acesso em: 28 de agosto de 2021.

LAPLANTE, Kenny. A importância do diagnóstico e intervenção precoce no autismo.“Cuidando de quem cuida: um panorama sobre as famílias e o autismo no Brasil em 2020” Disponível em: Acesso em: 28 de agosto 2021.

O que constitui uma intervenção cognitivo-comportamental? Disponível em: Acesso em: 28 de agosto de 2021.

PORTOLESE, Joana. A importância do diagnóstico e intervenção precoce no autismo. Disponível em: Acesso em: 28 de agosto 2021.

RAU, John D.. Is it autism?. Intellisphere, LLC, 2003. Disponível em: . Acesso em: 28 de agosto de 2021

RUSSO, Fabiele. Modelo TEACCH e os benefícios para os autistas. Disponível em: . Acesso em: 28 de agosto de 2021.

RUTTER, M. Diagnosis And Definition Of Childhood Autism. Journal Of Autism And Childhood Schizophrenia, 1978. Acesso em: 30 de agosto de 2021.

WING, L. Asperger's syndrome: a clinical account. Psychological Medicine, 1981. Acesso em: 30 de agosto de 2021.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems (ICD). 2021. Disponível em: . Acesso em 28 de agosto de 2021


Apontamentos

  • Não há apontamentos.