A INFLUÊNCIA DO ESTADO NO PENSAMENTO SOCIAL

Anita Magalhães de Vargas

Resumo


O Estado se apresenta como uma organização intitulada "sociedade política", na qual existem normas jurídicas escritas (Constituição Federal, Código Civil, Código Penal.) e também uma hierarquia entre os governantes e governados, todos sujeitos a buscar o bem público, sendo exemplos a saúde, educação, justiça e defesa nacional. O objetivo deste trabalho, foi manifestar as formas, que o Estado influencia no pensamento social, trazendo como exemplo regimes totalitários que representam esse poder de sugestividade, bem como entender o porquê do Estado influenciar na forma da sociedade pensar. A influência do estado pode ser observada através da história ao longo dos tempos. O Estado tem como objetivo moldar e uniformizar o pensamento ideológico, assim, facilitando o seu comando. Partindo da ideia de que sociedades que desde sua formação, isto é, dos primeiros contatos sociais (família, escola) aprofundam um senso de plena obediência são suscetíveis a cair na graça de regimes totalitários. Hannah Arendt pressupõe a liberdade de pensamento, definindo que “abdicar de pensar também é crime”, como está presente na epígrafe que abre este guia. O mal é considerado assim não mais como algo surpreendente, fruto de mentes doentias, mas como um aspecto da sociedade, onde os comuns o praticam. O trabalho foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica e uma entrevista com o Doutorando em Antropologia Social Filipe Seefeldt. Analisando as informações estudadas, pode-se perceber que a influência do Estado se apresenta não apenas em regimes autoritários e ou ditatoriais. Ela persevera até os dias de hoje e de maneiras muito mais sutis, que podem ser mais complexas de apontar, através da cultura digital e da utilização de processamento de dados com intuito de direcionar propagandas e pensamentos. Em virtude das considerações expostas, pode-se arrematar que o Estado exerce influência sobre o pensamento da população. Essa influência se apresenta na Indústria Cultural por meio dos meios de comunicação em massa, e de formas mais explícitas, em governos autoritários e totalitários, por meio de modificações nas legislações e censura midiática. Panem e a relação entre os distritos, apresentado em “Jogos Vorazes”, é uma perfeita representação distópico-futurista de uma sociedade com a presença de um Estado opressor em um governo totalitário. A obra de George Orwell, “1984” é uma combinação de várias modalidades de censura, que apresenta de forma eclética e diversificada, as maneiras que o Estado pode influenciar o pensamento da população e, de guisa inteligível, a relação da natureza humana e o poder.



Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Deborah Cristina; MAIA, Ari Fernando. Big Data, exploração ubíqua e propaganda dirigida: novas facetas da indústria cultural. Psicologia USP, v. 29, n. 2, p. 189-199, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusp/a/xkMCGk7zrtXX4TT8jqhnfHv/?lang=pt&format=pdf . Acesso em: 19 ago. 2021.

ARANHA, Maria Lúcia; MARTINS, Maria Helena. FILOSOFANDO: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 1986.

PEREIRA, Luiz; WILHEIM, Jorge; SOLA, Lourdes. Sociedade e Estado em transformação. São Paulo: Editora UNESP; Brasília: ENAP, 1999.

COLLINS, Suzanne. Trilogia Jogos Vorazes. Edição 1. Brasil: Editora Rocco, 2013.

ORWELL, George. 1984. 1. ed. Brasil: Editora Pandora, Janeiro de 2021.

______. A Revolução dos Bichos. 1. ed. Brasil: Editora Pandora, Janeiro de 2021.

: GRANDE QUEIMA DE LIVROS PELOS NAZISTAS. Made for minds, 2021. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/1933-grande-queima-de-livros-pelos-nazistas/a-834005. Acesso em: 21 ago. 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.