A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA A APRENDIZAGEM

JULIANA PORTO DE SOUZA, MAGDA SCHMIDT

Resumo


Esse é um trabalho de Conclusão de Curso que aborda a importância que é desenvolver na escola estímulos para a psicomotricidade, pois ela busca estudar o desenvolvimento motor, as áreas afetivas e cognitivas em todas as etapas da vida do ser humano, o que a torna indispensável. Todos os processos de aprendizagem da criança são permeados por descobertas começando pela descoberta do próprio corpo. O objetivo desse estudo é trazer algumas ponderações sobre a psicomotricidade na aprendizagem infantil, tencionando o desenvolvimento motor, intelectual e afetivo das crianças. A metodologia utiliza uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa bibliográfica buscandoem aportes teóricos subsídios para a resolução de problemas, com vista a torná-los mais compreensíveis, para entendermos melhor o que é psicomotricidade e como ela auxilia no processo de aprendizagem das crianças. Para ajudar nesse entendimento foram utilizados como referencial teórico: Le Boulch (1987), Piaget (1970), Gallahue e Ozmun (2005), Oliveira (2008), entre outros que possibilitarão compreender a prática pedagógica desenvolvida com auxílio da psicomotricidade. Espera-se ilustrar que o papel dos educadores é proporcionar uma educação psicomotora de qualidade, pois a base fundamental para o processo de aprendizagem da criança é a psicomotricidade, ela contribui para o desenvolvimento global das crianças, que precisam de estímulos para se desenvolver melhor.


Palavras-chave


Palavras-chave: Psicomotricidade; Aprendizagem; Desenvolvimento infantil.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.