PROPOSTA DE UM PLANO DE CONTINGENCIA EMPRESARIAL NO RAMO SECURITÁRIO EM BAGÉ/RS
Resumo
O plano de contingência é um documento que deve ser parte da política de segurança de uma organização, devendo integrar o planejamento estratégico de cada empresa (Freitas, 2013). Aonde estão definidas as responsabilidades estabelecidas em uma organização, contendo ainda, informações detalhadas sobre as características da área ou sistemas envolvidos. É um documento desenvolvido com o intuito de treinar, organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações necessárias às respostas de controle e combate às ocorrências anormais (GORAYEB, 2012). Dessa maneira o presente trabalho trata-se de um plano de contingência empresarial, desenvolvido para prevenção de perdas de conteúdo ou dados, os quais podem ser vulneráveis ao acesso externo, contemplando a empresa com um ambiente mais seguro e organizado. Tendo como principal objetivo, analisar a segurança da informação atual e desenvolver um plano de contingência para auxiliar uma empresa securitária. Sendo assim é necessário subdividir o processo em etapas para ser possível atingir o objetivo proposto, como: identificar as áreas de risco; conhecer a metodologia da empresa e funcionamento dos sistemas; averiguar a segurança de softwares; sugerir melhorias de segurança nos sistemas informatizados da empresa. O plano proposto foi o de otimizar a relação entre os diversos setores da empresa para que as medidas de proteção sejam bem executadas, tanto do ponto de vista interno quanto do ponto de vista externo para atender esse objetivo foi necessário identificar os principais processos de funcionamento da empresa, no ramo de seguros, identificar as dificuldades para a prevenção dos dados no modelo de plano desenvolvido e propor métodos para as principais dificuldades que foram encontradas na empresa.
Palavras-chave
Plano de contingência
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