PROJETO CRESCER: A IMPORTÂNCIA DA ESTIMULAÇÃO PROPRIOCEPTIVA E COGNITIVA EM CRIANÇAS AS FASE DE DESENVOLVIMENTO

ALEXANDRE LUIS BROCARDO COMIN, ANA CLAUDIA PEREIRA WACHHOLZ, LAUGI LEITE BRIÃO, WALTER CAILLAVA NETO, ANA ZILDA CEOLIN COLPO, DEJANINI RIBEIRO RODRIGUES

Resumo


A literatura atual observa que a ação proprioceptiva, que resulta na capacidade de cada individuo de saber reconhecer sua localização corporal (espacial), orientar-se em um ou mais planos ao mesmo tempo, controlar movimentos brutos (motor grosso) ou precisos (motor fino), de se encontrar e ter a noção da distância de si para outros objetos e também a ação da cognição (memória, aprendizagem ou capacidade de prestar total atenção a uma determinada atividade) são dois fatores importantes para o desenvolvimento natural. Estes podem ser trabalhados desde o nascimento estimulado o retorno tanto da à propriocepção quanto da cognição em um paciente que por alguma ocorrência veio a sofrer danos nessas habilidades naturais. O presente trabalho é uma proposta relacionando o conhecimento através da aplicação de atividades relaxantes e lúdicas no intuito de promover estímulos proprioceptivos junto às crianças do “Projeto Crescer” - Rotary Clube – Dom Pedrito, parceira da Universidade da Região da Campanha – URCAMP/ Campus Bagé. O trabalho tem como objetivo relatar uma prática de atividades relaxantes e lúdicas que contribuem para o desenvolvimento proprioceptivo e cognitivo nas crianças que se encontram em uma fase importante do desenvolvimento (de 7 a 13 anos de idade). Participantes do Projeto Crescer, em sua maioria com perfeito estado se saúde com exceção de uma menina que possui alteração estrutural nos joelhos (valgo), o que não a impediu de praticar. O mesmo caracterizou-se metodologicamente como uma pesquisa qualitativa, tratando-se de um relato de estágio, que foi abordado com as crianças integrantes do projeto nos períodos manhã e tarde. No primeiro contato com elas, ampliou-se uma ação de alongamento e, executaram-se manobras relaxantes, seguidas da brincadeira cama de gato corporal, onde elas em trio com auxilio de um elástico executaram a atividade. Além disso, várias outras atividades foram desenvolvidas, a primeira foi uma ação lúdica e simples, nesta as crianças mais os monitores praticaram a atividade adoleta. Na atividade seguinte o desafio era o de “confiar uns nos outros”, onde a prática lúdica se deu através da ponte humana. Após elas foram expostas ao circuito maluco, constituído por quatro cones distantes entre si (eles deveriam correr do primeiro ao ultimo, voltar no anterior, tocar no primeiro, tocar no segundo e voltar ao primeiro), seguido sete elásticos no chão, onde as crianças pulariam dentro de cada um. O próximo obstáculo era a escada de chão, onde eles deveriam executar uma sequência de saltos para dentro e para fora dos quadrados, seguida da amarelinha minhoca e cones de desvio, sendo repetidas por duas vezes. No final foi feita uma caminhada voluntária para incentivar o combate ao abuso e violência às crianças e adolescentes. Em uma analise pessoal é possível notar uma melhora na interação e confiança entre elas, muito bem observada na dinâmica ponte humana e a importância da prática, seja ela relaxante ou lúdica provoca um estímulo significativo tanto na ação proprioceptiva como na cognitiva, se faz necessário que ambas estejam em pleno controle para que as crianças obtivessem sucesso nas atividades trazidas. Conclui-se que a importância da estimulação proprioceptiva e cognitiva nas crianças em desenvolvimento é de suma importância para que elas cresçam e se tornem completamente aptas a executar qualquer tipo de atividade, seja ela utilizando a mente ou o físico.

Palavras-chave


Cognição; Educação; Propriocepção

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