O USO DE REALIDADE VIRTUAL PARA TRATAMENTOS PSICOLÓGICOS

Mônica Dickow Pozzobon, Barbara Letícia Santos, Franciesca Bertagnoli, Cristian Cláudio dos Santos Ribeiro

Resumo


Levantamentos da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que atualmente cerca de 33% da população mundial sofre de ansiedade, e nosso país tem aparecido sempre entre os primeiros das listas da organização. Um relatório realizado em 2014 mostrou que a região metropolitana de São Paulo possui a maior incidência de perturbações mentais, em ranking mundial. O estudo feito pela OMS revela que 29,6% dos paulistanos, e moradores da região metropolitana, sofrem de algum tipo de perturbação mental, podendo ser depressão, ansiedade, entre outros. Os pesquisadores responsáveis pelo estudo dizem que a justificativa da alta incidência de perturbações mentais seria a alta urbanização, associada com privações sociais, ou seja, não sair de casa, não querer ver ninguém. Segundo a Previdência Social, os transtornos mentais já são a terceira razão mais comum de afastamentos do trabalho no Brasil. Nosso país está em uma situação crítica em relação à solução deste tipo de problemas de saúde, precisando de alternativas. O tratamento de transtornos psicológicos vem evoluindo cada dia mais, e consequentemente dando mais espaço para a tecnologia, porém, precisa ser ainda mais aprimorado para cumprir esta grande demanda de pacientes. E é por isso que, nos últimos anos, iniciou-se um estudo sobre como utilizar a Realidade Virtual (RV) ou Realidade Aumentada (RA) como terapia para tais problemas. Ao usá-la, trabalhamos com vários sentidos humanos, principalmente a visão e a audição. Já foram registradas melhoras consideráveis em casos de depressão, fobias, ansiedade, esquizofrenia, e demais transtornos psicológicos tratados com esta recente tecnologia, provando que ela tem um potencial de cura fantástico, que vale a pena investir. No presente trabalho, será explicada a maneira como se utiliza este método, seus resultados, custos, pontos positivos e pontos negativos, exemplificando e analisando seu uso para maior compreensão da pesquisa. Levando em conta todo o material que atualmente temos à disposição, é preciso modernizar a forma como resolvemos e tratamos os problemas, para que não se torne obsoleto e acabe perdendo a eficácia, como está perto de acontecer. O objetivo deste trabalho é mostrar que a tecnologia geralmente usada apenas para entretenimento e diversão também pode se tornar um tratamento médico, podendo diminuir gradualmente ou até mesmo abolir o uso de remédios.  Pode-se concluir então que, utilizando a terapia com Realidade Aumentada, há grandes chances de eliminar o grande problema de sanidade mental que o mundo está enfrentando.


Palavras-chave


tratamento; saúde; tecnologia

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.