A REFORMA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: O PONTO DE VISTA DOS ALUNOS
Resumo
Introdução: Este trabalho tem como enfoque explorar a Medida Provisória (MP) nº 746/2016, atual Lei nº 13.415/2017 incorporada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), pela qual altera a matriz curricular do ensino médio. A escolha desta pesquisa ocorreu devido à necessidade de compreender as reais mudanças no currículo do ensino médio como a possibilidade de pessoas com “notório saber” em alguma especialidade técnico-profissional possam ministrar aulas, além da (não) obrigatoriedade das disciplinas de Artes, Educação Física, Sociologia, e Filosofia tendo em vista os debates propostos pela mídia durante a implantação da MP e a falta de debates após tal medida ter se tornado uma Lei presente na LDB. Objetivo: O objetivo desta investigação foi verificar a opinião de alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Getulio Dornelles Vargas sobre as mudanças em sua matriz curricular causadas pela Lei nº 13.415/2017 e se os mesmos entendem tais alterações. Metodologia: Optou-se por uma perspectiva qualitativa em que os dados foram obtidos por meio de uma pesquisa referencial para averiguar as alterações curriculares que já ocorreram e estão ocorrendo no ensino médio nos documentos oficiais que regem tal modalidade de ensino. Foi aplicado um questionário semiestruturado ao primeiro ano da referida escola com dez perguntas, sendo uma parte de múltipla escolha e a outra parte dissertativa para que os entrevistados pudessem expor suas opiniões com mais liberdade. Nossa pesquisa ainda é caracterizada como um estudo de caso, visto que, a reforma curricular do ensino médio é para todas as instituições -sejam elas públicas ou privadas- que possuem esta modalidade de instrução, e para a realização deste trabalho escolheu-se apenas uma escola como lócus desta investigação. Resultados: Participaram 17 alunos do primeiro ano diurno da Escola Estadual De Ensino Médio Getulio Dornelles Vargas de Dom Pedrito-RS. A pesquisa foi realizada no mês setembro de 2017. As análises evidenciaram que existem muitas dúvidas por parte dos alunos sobre a reforma do ensino médio, seus benefícios e malefícios para suas formações. A maioria dos alunos enfatizou não saber que a MP tinha se tornado uma Lei e que está presente na LDB, assim como a maioria dos alunos também não sabem quais as disciplinas obrigatórias na grade curricular. Conclusão: Percebemos, através dos resultados obtidos com as análises, que existe a necessidade de palestras e debates para que nós, alunos do ensino médio, consigamos entender as modificações oriundas da reforma na matriz curricular, visto que, por certas vezes nem os nossos professores conseguem explicar tais mudanças.
Palavras-chave
Reforma Curricular; Reforma do Ensino Médio; Ensino Médio
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