AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE ESCOLARES DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE BAGÉ – RS

GABRIELA CAMARGO VIEIRA DA SILVA

Resumo


O presente trabalho aborda o tema Avaliação Antropométrica em escolares de uma E.M.E.F do município de Bagé – RS, partindo da realização do Estágio em Nutrição Escolar, componente curricular obrigatório do Curso de Nutrição. O intuito da Avaliação Antropométrica realizada foi possibilitar o diagnóstico nutricional dos alunos, e o reconhecimento do estado nutricional individual e geral da instituição, onde através do Índice de Massa Corporal foi possível classificalos com desnutrição, baixo peso, eutrofia, sobrepeso e obesidade, possibilitando a realização e  desenvolvimento de ações voltadas a alimentação infantil e escolar, através de materiais educativos visando uma maior adesão ao consumo de alimentos in natura e minimamente processados, tendo em vista a construção de bons hábitos alimentares para a promoção de um futuro com melhor qualidade de vida.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Princípios e Práticas para Educação Alimentar e Nutricional. Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN, 2018.

GARDEN, F. L. et al. Infant and early childhood dietary predictors of overweight at age 8 years in the CAPS population. European Journal of Clinical Nutrition, v. 65, n. 4, p. 454–462, 2011.

SOTELO, Y. DE O. M.; COLUGNATI, F. A. B.; TADDEI, J. A. DE A. C. Prevalência de sobrepeso e obesidade entre escolares da rede pública segundo três critérios de diagnóstico antropométrico. Cadernos de Saúde Pública, v. 20, n. 1, p. 233–240, 2004.

SPEISER, P. W. et al. Childhood Obesity. The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, v. 90, n. 3, p. 1871–1887, mar. 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.