VAMOS FALAR EM ESTRATÉGIA EMPRESARIAL? UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS DA COVID-19 NAS MPEs
Resumo
Um dos papéis fundamentais para os gestores é planejar estrategicamente o negócio independentemente do tamanho da empresa. Para isso é preciso ter conhecimento aprofundado sobre o negócio, sobre o mercado e antecipar-se as situações para tomar decisões mais acertadas e eficazes. De acordo com a teoria contingencial, baseada no princípio de que nas organizações tudo é relativo, dependentes de algo incontrolável que é o ambiente externo. Justamente é do ambiente externo que vem a maior ameaça, as organizações foram surpreendidas com a crise ocasionada pela pandemia do COVID-19. O objetivo principal deste artigo foi “analisar de que forma as MPEs foram impactadas pela COVID-19”. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e descritiva, e os dados coletados através de uma análise nos documentos do SEBRAE/RS, informações de um levantamento entre os meses de junho, julho e agosto de 2020. Ainda foram entrevistados os presidentes das Associações Comerciais de Caçapava do Sul e Rosário do Sul, para inter-relacionar à realidade dos gestores. A partir da análise documental e da entrevista foi possível constatar que os gestores das MPEs pesquisadas, independente do setor ou do tamanho da empresa, não tem planejamento financeiro adequado, a totalidade não faz reservas para contingências, evidenciando que trabalham no limite financeiro. Outra evidência é a falta de cooperação entre os setores para troca de informações sobre ações estratégicas, mesmo com o aumento nas demissões de funcionários, muitas empresas aderiram ao programa emergencial do governo de proteção ao emprego e renda e ao parcelamento de tributos, o que desonerou um pouco nesse período. Sobre estratégias adotadas para manter os clientes, a maior parte delas não dominava as plataformas digitais e estão em processo de adaptação. Conclui-se que em momentos como este, as empresas precisam inovar nos processos e buscar órgãos de apoio.
Texto completo:
PDFReferências
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 8° ed. Rio de Janeiro, Editora Elsevier, 2015.
DORNELAS, José Carlos Assis. Plano de Negócios – seu guia definitivo. Rio de Janeiro, Elsevier, 2011.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing – Edição Compacta. 1ª ed. São Paulo, Atlas, 1993.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 14° ed. São Paulo, Pearson Education do Brasil, 2012.
LACOMBE, Francisco José Masset. Teoria Geral da Administração. São Paulo, Saraiva, 2009. Biblioteca Virtual Urcamp. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788502089181/cfi/3!/4/4@0.00:0.00. Acesso: 05. junh.2020.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Teoria Geral da Administração. 3° ed. São Paulo, Atlas, 2015. Biblioteca Virtual Urcamp. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522495559/cfi/4!/4/4@0.00:0.00. Acesso: 21 de junh. 2020.
OLIVEIRA, Djalma de Pinto Rebouças de. Teoria Geral da Administração: uma abordagem prática. 3° ed. São Paulo, Atlas, 2012. Biblioteca Virtual Urcamp. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522475018/cfi/4!/4/2@100:0.00. Acesso: 07 junh.2020.
SEBRAE/RS. Monitoramento dos Pequenos Negócios na Crise, 3° edição, 2020. Disponível em:
https://sebraepr.sharepoint.com/:b:/r/sites/Covid19/Documentos%20Compartilhados/M onitoramento%20dos%20Pequenos%20Neg%C3%B3cios/Fase%202%20-
%20Junho%20a%20Dezembro/AGOSTO%20-
%20Pesquisa%20Monitoramento%20dos%20Pequenos%20Neg%C3%B3cios%20.pdf
?csf=1&web=1&e=a1oq9C. Acesso: 24 de jul. 2020.
Apontamentos
- Não há apontamentos.