A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO COMPORTAMENTO DA SOCIEDADE

Helena Fenner Massirer

Resumo


Ainda no Estado Novo, o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) que serviu como instrumento de censura, adotou várias medidas reguladoras pois sabia do grande poder de persuasão que os canais comunicativos poderiam exercer sobre a sua imagem. Após a ditadura varguista, o poder de influência midiático continua influindo milhares de pessoas devido à praticidade de difusão das informações. Por conseguinte, o presente trabalho visa mostrar o poder da indústria midiática sob duas perspectivas, elencando o seu lado negativo e positivo, fazendo um alerta sobre os perigos da manipulação bem como ressaltando a facilidade de acesso às informações, e também o seu papel social que estimula debates sobre os mais diversos temas. O trabalho tem como metodologia a análise bibliográfica e observação de resultados adquiridos em uma pesquisa de campo feita através de formulários que foram disponibilizados on-line. Dessa forma foi possível analisar as opiniões de pessoas de 0 a 60 anos na cidade de Dom Pedrito. As perguntas tinham como foco relatar a influência da mídia, como resultado foram obtidas 100 respostas. Em uma das perguntas que tinha como fundamento especular se os participantes se sentiam influenciados pela mídia, foi constatado que 63% dos constituintes diziam ser persuadidos pela mídia, e 37% disseram que não. A partir dos estudos e pesquisas realizadas, conclui-se que a mídia desempenha papel central na vida de muitas pessoas, motivando-as a seguir determinados padrões. Ainda que a indústria midiática apresente um impacto negativo visível diante da sociedade, os benefícios trazidos por ela não podem ser negligenciados, visto que ela é uma ferramenta de suporte que auxilia campanhas de conscientização sobre o meio ambiente, doação de sangue e diversas outras causas sociais que quando divulgadas e apoiadas pela mídia ganham proporções enormes e trazem resultados muito além do esperado.


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Referências


MARQUES, R. O poder da mídia no sistema capitalista. 2017. Disponível em:

MARTINHO, L; MARQUES, A. C. S. Ética, mídia e comunicação. 2018. Disponível em:

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