FLASHES SENTIMENTAIS:FOTOGRAFIA E EMOÇÃO EM “EU RECEBERIA AS PIORES NOTÍCIAS DOS SEUS LINDOS LÁBIOS”, DE MARÇAL AQUINO.
Resumo
Eu Receberia As Piores Notícias Dos Seus Lindos Lábios é um romance do escritor paulista Marçal Aquino, publicado em 2005. A obra narra a relação entre Cauby, um fotógrafo que se muda a trabalho para uma pequena cidade no Pará, e Lavínia, esposa do pastor local. A narrativa não linear intercala flashbacks do relacionamento entre os dois com momentos presentes, contados pelo ponto de vista de Cauby. O autor faz uso da expressão fotográfica e do cenário hostil de uma cidade marcada pelo conflito entre uma mineradora e garimpeiros em busca de ouro, para criar uma trama envolvente e real acerca das personagens principais. Sendo assim, o presente trabalho busca discutir o uso da fotografia como meio de expressão sentimental no romance. Nos valendo do pensamento de Roland Barthes (1984), Susan Sontag (2004) e Joan Fontcuberta (2014), acerca das usos da fotografia, tencionamos analisar de que maneira Aquino utiliza a expressão fotográfica como forma de construir e exprimir as relações afetuosas entre as personagens do romance, assim como elaborar suas relações com o mundo exterior e com sua identidade. Para tanto, foi feita a análise de trechos selecionados do romance a partir do viés da literatura comparada, buscando aproximar a narrativa do pensamento teórico e crítico sobre a fotografia. O uso da literatura comparada nos permite aproximar o texto literário de outras formas de arte, tornando possível estabelecer os paralelos necessários entre as linguagens, permitindo, assim um aprofundamento da compreensão da obra de Aquino. Dessa forma, foi possível observar que o romance subverte a noção presente no imaginário coletivo de que as imagens seriam uma forma de capturar o passado ou mesmo de fixá-lo ou guardá-lo. O pensamento fotográfico está presente na narrativa de modo fundamental para o desenvolvimento das personagens e dos acontecimentos presentes, agindo por vezes como a força por trás de suas motivações. Esse diálogo entre fotografia e texto literário parece estar presente de forma mais predominante em obras da literatura contemporânea, visto que com o avanço da tecnologia, as imagens estão em todos os âmbitos, de modo que sua presença na literatura é um reflexo de como as fotos alteram a percepção acerca da composição artística. Percebe-se, assim, que na obra analisada a fotografia tem papel central, sendo utilizada não apenas como registro do passado, mas como o elemento de expressão do real e do presente que orienta os principais acontecimentos do romance.
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