CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS DO EMPREENDEDOR SOB A PERSPECTIVA DE DISTINTAS ABORDAGENS

ANDRESSA RIGHI, Thiago Eliandro de Oliveira Gomes

Resumo


Introdução: O estudo do empreendedorismo está presente nas diferentes áreas do conhecimento, o que remete a um elemento potencial do desenvolvimento econômico e social. Os empreendedores estão em constante alerta a exploração de oportunidades, das quais são criadas através de um processo cognitivo, levando em conta as aspirações pessoais. A relação entre empreendedorismo e habilidade cognitiva, são fatores importantes na explicação das distintas formas de empreender, logo o empreendedor tem necessidade de inovação e aumento do capital intelectual, racionalidade e disciplina gerencial para avaliar e aproveitar as oportunidades que venham a garantir sua sobrevivência. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi apresentar uma contribuição a respeito do comportamento empreendedor, buscando identificar as características do comportamento de um indivíduo empreendedor de sucesso. Metodologia: Utilizou-se de pesquisa bibliográfica e sob o ponto de vista de sua natureza tem seu enquadramento como básica, seguida de uma abordagem qualitativa. Resultados: Os resultados destacam que existem duas abordagens distintas do ponto de vista empreendedor, uma econômica e outra comportamental, mas que ambas convergem para um mesmo ponto por conta de que o principal agente é o empreendedor. Enquanto uma o foco é para o administrador, a outra vê o empreendedor como um individuo singular das quais apresenta características além dos atributos do administrador. Na primeira abordagem, o empreendedor é visto como um fornecedor de empregos e provedor de mercadorias ou de serviços, que ao introduzir inovações, assume riscos e conseqüentemente a conduz ao desenvolvimento econômico e ao progresso das nações. Na abordagem comportamental, os empreendedores envolvem um conjunto de características fundamentais baseados em sua personalidade, desenvolvidas em função da interligação da necessidade de realização, disposição para assumir riscos e da autoconfiança, e que a partir daí, outras características do comportamento empreendedor são derivadas. Entre elas: visionários, singulares, determinados, dinâmicos, dedicados, dedicados, independentes, prósperos e bem relacionados. Ao longo do tempo, outras características atitudinais passaram a ser bastante citadas com relação ao perfil empreendedor, tais como auto-eficácia, persistência, sociável, inovador, líder, auto-realizarão e autoconfiança. O foco da abordagem comportamental concentra-se nas tentativas de definição dos perfis das personalidades do empreendedor, residindo principalmente no resultado da experiência das características individuais do empreendedor, para garantir o sucesso do negócio. Conclusão: Portanto, ainda que sob contexto e circunstâncias diferentes, as características empreendedoras convergem para um mesmo caminho, de que a composição do perfil empreendedor contemporâneo é de natureza subjetiva baseada em fatores emocionais, envolvendo um conjunto de características fundamentais de sua personalidade e o aprimoramento dessas características ao longo do tempo ganha uma nova visão científica de sua concepção, assumindo novas conotações, as quais viabilizam o processo de evolução do potencial do empreendedor para o sucesso.

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