A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMEÇA NA INFÂNCIA

BERNARDO Jagmin CARRETTA

Resumo


A educação financeira não faz parte da cultura dos brasileiros. A rara preocupação, de um grupo de pais, acaba sendo prejudicada pela mídia que se aproveita da vulnerabilidade infantil e investe na formação de novos consumidores/consumistas. Estudos recentes comprovam que a educação financeira constitui-se em importante ferramenta que, se aproveitada desde a mais tenra idade, pode estabelecer as bases de uma equilibrada relação com as finanças na vida adulta. Diante do exposto este estudo buscou compreender a importância da educação financeira na fase adulta, com a proposição de que a mesma na infância proporcionará maiores chances de se tornar um adulto consciente no que  se refere  às suas finanças, acarretando  formação de melhores cidadãos. Este estudo qualitativo tem o objetivo de analisar aspectos relevantes da vida financeira cotidiana, a partir das orientações dadas pelos pais durante a infância e a adolescência, realizando-se desta forma uma pesquisa aplicada.  A abordagem foi feita através de um formulário aplicado  a 30 famílias cujos pais em uma instituição do ensino superior no município de Bagé. Os dados foram analisados descritivamente e os  resultados parciais apontam para a necessidade de se implantar a Educação Financeira no currículo escolar.

 

Palavras-chave: Educação Financeira; infantil; pais.


Palavras-chave


Educação Financeira; infantil; pais.

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