O ESTUDO DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE ESTATÍSTICA

MARCELI FREITAS, ÂNGELA CARRETA

Resumo


 A estatística é um tema presente no cotidiano das pessoas, onde não basta saber ler, mas também é preciso interpretar, posicionar-se diante de situações, indagar, verificar possibilidades e discutir. Todos esses fatores fazem parte de um ciclo do dia-a-dia do ser humano. A necessidade de interpretação de dados não se restringe ao mundo acadêmico. Isso implica na necessidade do ensino de estatística ser desenvolvido desde a Educação Básica, sendo assim, facilitando desenvolver o pensamento lógico. Sendo assim, o presente trabalho visa investigar o ensino de estatística em classes do ensino fundamental da rede pública de ensino da cidade de Bagé/RS, apresentando um estudo sobre a abordagem de estatística nos anos iniciais da Educação Básica. Para atingir tais objetivos, foi realizada uma pesquisa qualitativa através da ferramenta Google Docs, onde foi possível identificar quais são as principais dificuldades que os professores encontram em trabalhar estatística no ensino fundamental e se trabalham este tema em sala de aula. Foram obtidos resultados qualitativos e quantitativos referentes a carga horária de trabalho dos professores, juntamente com informações sobre material didático, seu entendimento sobre o tema de estatística e a abordagem e instrumentação em estatística presente em sua formação, relacionando os dados com uma auto avaliação. A pesquisa atingiu um publico de 43 professores da rede publica na cidade de Bagé-RS. Verificou-se que 57,5% dos candidatos desconhecem as informações relacionadas ao tema nos PCNs, 52,6% não trabalha com estatística na educação básica, mas 52% classifica a temática como de suma importância na formação da educação básica.


Palavras-chave


ensino de estatística; ensino de matematica; pedagogia

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