FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA NA ATIVIDADE COMERCIAL: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE - EPP
Resumo
Este trabalho teve por objetivo discutir a precificação de um produto com base no seu custo de aquisição, buscando identificar o processo de formação de preço e definição do Mark-up, também procurou analisar o cálculo do custo de compra e apresentar o cálculo do preço de venda com base no custo de aquisição e na formulação do Mark-up. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, para ser apresentada a análise dos dados obtidos no estudo. Com alguns conceitos importantes da formação de preço e formulação do Mark-up, o presente artigo mostra como é realizada a formação de preços de acordo com cada autor e a importância da utilização desta ferramenta para que não venha discorrerem prejuízos ou até mesmo fechar seu negócio antes do planejado. A partir do conhecimento das práticas contábeis os gestores passaram a entender melhor como compor seu preço de venda de maneira a satisfazer os clientes respeitando a concorrência e manter-se no mercado sem ocorrer grandes quedas no faturamento e lucratividade de um ano para outro, o que geralmente ocorre quando não se está atento às mudanças no mercado. Na visão do gestor, o entendimento é de queda forma que é realizado atualmente esteja correto, embora ocorra altos e baixos ainda vê no negócio um ramo lucrativo e em alta na região. Conclui-se com este estudo que a formação de preços no comércio varejista que é o caso da empresa estudada não vem sendo efetivada de maneira correta de acordo com a teoria, pois na prática ocorre bem diferente, a maneira com que a formação do preço de venda vem sendo feita poderá ser incrementada, a partir do método desenvolvido na construção do Mark-up.
Palavras-chave
Formação de Preços de Venda; Mark-up; Comércio Varejista.
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