COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS AO ATENDENTE BANCÁRIO: Uma avaliação na Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados SICREDI ITAQUIENSE

PAMELA ROCHA DE MORAES DOS SANTOS, JUNIOR RAMOS DOS SANTOS, ELIANA CORADINI DA SILVA, FABIANA DOS SANTOS RODRIGUES, HÉLIO LEMOS MENNA

Resumo


A expressão competência profissional indica um conjunto de características que um indivíduo possui e que ajudam a realizar suas funções a nível laboral. Apesar dos esforços desenvolvimentistas e avanços tecnológicos na área bancária brasileira, percebe-se ainda, um déficit de investimento na qualificação em recursos humanos. O estudo utiliza a abordagem baseada em competências junto aos gestores e demais colaboradores da Cooperativa Sicredi  Itaquiense. O objetivo é mensurar o grau de importância e o desempenho individual percebido das competências profissionais em relação ao atendimento bancário. Questiona-se se as competências profissionais para a obtenção de qualidade no atendimento bancário consideradas mais importantes são as melhores desempenhadas pelos colaboradores da Cooperativa Sicredi Itaquiense?  O estudo investiga também possíveis lacunas existentes entre a importância e o desempenho percebido das competências por parte dos colaboradores da cooperativa. Foram aplicados 40 questionários entre colaboradores do  Sicredi  de Rosário do Sul e de  São Gabriel,  investigando a importância e o desempenho das principais competências profissionais. A pesquisa constituiu-se de um Estudo Multicaso, de abordagem exploratório-descritiva. O instrumento de pesquisa utilizado, composto de 42 competências, já utilizado e testado no setor bancário, foi elaborado, numa escala Likert de 5 pontos. Os resultados indicam que a “importância” atribuída as competências (M=4,82) supera o desempenho percebido (M=4,47). Portanto, os colaboradores avaliam as competências como importantes, mas acreditam não possuí-las na mesma proporção. Utilizou-se o coeficiente de Pearson (r) para verificar a correlação entre a “importância da competência” e o “desempenho individual  percebido ”.  Verificou-se Pearson (r) = 0,57, o que denota uma correlação positiva, indicando uma tendência de que quanto maior a importância da competência maior foi o desempenho verificado. As competências “Ser capaz de comunicar-se com clareza e objetividade”, “Ser capaz de identificar o risco e a rentabilidade dos negócios”, “Ser capaz de operar computadores, periféricos e outros recursos tecnológicos” são julgadas importantes, mas não estão sendo desempenhadas de acordo com os níveis desejados. As competências “Ser capaz de integrar-se a diferentes contextos sociais” e “Demonstrar sensibilidade em relação aos problemas e dificuldades dos clientes” possuem menor importância, mas com desempenho excelente. As demais competências examinadas no estudo foram consideradas importantes e com bom desempenho pelos colaboradores. Percebeu-se que o grau de “importância” é maior que o grau de “desempenho percebido”, havendo, dessa forma, um espaço para se melhorar a qualidade do atendimento bancário e melhorar o processo de formação e desenvolvimento continuado dos colaboradores da SICREDI, pois se verificou que há uma lacuna a ser preenchida no que se refere à aquisição de competências.


Palavras-chave


Competências; Cooperativa; Sicredi;

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