PROCESSO DE PLANTIO E MANEJO DE MUDAS NATIVAS PELO PROFESP - PROGRAMA FORÇAS DO ESPORTE JUNTO AO 6º RCB EM ALEGRETE/RS

SUE HELEN OLIVEIRA DA CUNHA, VANISIA DE SOUZA DIAS, TASSIANE PAHIM FERRÃO, DIENIFER NOETZOLD BLASKESI DA SILVEIRA, JOSÉ NELSON DE MORAES

Resumo


Este trabalho consiste em ações de educação ambiental, propiciando a vivência e a prática sobre as espécies vegetais nativas, conscientizando sobre a valorização e preservação da vegetação como um todo, fazendo o controle e manejo arbóreo, estabelecendo assim, um vínculo com a Unidade Militar e Programa por ela desenvolvido com troca de informações e divulgação deste projeto. Promovendo ações de educação ambiental com a arborização de área específica previamente delimitada na unidade do 6º Regimento de Cavalaria Blindado em Alegrete/RS visando a melhoria da qualidade de vida dos usuários deste local. Esta atividade contou com a atuação dos meninos integrantes do Programa Forças do Esporte – PROFESP, antigo Projeto Charrua, desenvolvido por esta unidade militar. As ações estão divididas em etapas, interrelacionadas, assim distribuídas: ETAPA 1: definição da extensão de área e local de plantio e embasamento teórico e suporte técnico de especialistas na área. ETAPA 2: contato com o Comandante da unidade militar do 6º Regimento de Cavalaria Blindado de Alegrete/RS. ETAPA 3: com a autorização dos responsáveis tanto da unidade militar, quanto do Programa Forças do Esporte – PROFESP, marcou-se a visita técnica dos responsáveis pelo viveiro de mudas da Secretaria de Agricultura e Pecuária do município de Alegrete/RS, efetuando assim, a vistoria do local, com a presença das acadêmicas e do professor orientador; demarcação e seleção de quais espécies arbóreas com melhor adaptação na área, levando em conta a compatibilidade do solo. As mudas arbóreas foram doadas pelo Viveiro Municipal da Secretaria da Agricultura e Pecuária para a execução deste projeto. ETAPA 4: os militares da unidade foram designados para a abertura de covas, pois o determinado local necessitou de mão de obra pesada visto que se trata de um solo bastante rochoso. ETAPA 5: realização do plantio de mudas das seguintes espécies: Tipa (Tipuanatipu), Angico (Parapiptadeniarigida), Açoita Cavalo (Lueheadivaricata), Ipê Roxo (Tabebuia ipe) e Canafístula (Pelthophorumdubium ). Os alunos do Programa Forças do Esporte – PROFESP, as acadêmicas de Ciências Biológicas, os militares do 6ºRCB e os técnicos da Secretaria de Agricultura e Pecuária realizaram o plantio bem como a manutenção e cuidado diário das espécies até seu desenvolvimento. ETAPA 6: divulgação da execução do Projeto na mídia local e redes sociais. ETAPA 7: organização e apresentação do seminário interno para apresentação dos resultados. Concluímos com êxito os objetivos deste projeto, que contribuiu para formar cidadãos mais conscientes e responsáveis em seus atos perante não só a natureza, mas principalmente a sociedade.


Palavras-chave


educação ambiental; preservação; arborização

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