MARKETING VERDE: a percepção dos consumidores gabrielenses frente às práticas sustentáveis das organizações

GUILHERME VAZ CHIESA, CARLOS EDUARDO GERZSON DE SOUZA

Resumo


Muito se tem discutido sobre a importância das práticas ambientais na sociedade moderna. Este tema não envolve apenas as pessoas, mas da mesma forma as empresas que contribuem consideravelmente para os agravos ambientais, através de atividades que geram malefícios de diferentes formas ao meio ambiente e consequente a todos que estão inseridos nele.  Com a consciência dos consumidores em relação às questões ambientais surgiram exigências que fizeram com que as empresas se adaptassem a essa nova realidade. Novas práticas de produção tiveram de ser implantadas com o intuito de causar o menor impacto possível ao meio ambiente. Essa pressão causada pelos consumidores pode ser considerada ao mesmo tempo uma valiosa oportunidade para as empresas atingirem um novo consumidor em potencial, o consumidor “verde”, através do Marketing Verde. Dentro deste cenário questiona-se se o consumidor gabrielense leva em consideração as práticas ambientais utilizadas nas empresas e se isso afeta sua decisão de compra?  Com o objetivo de responder tais questionamentos teve-se como objetivo geral, mensurar a percepção e atitude do consumidor gabrielense frente às questões ambientais no momento da compra e através dos seguintes objetivos específicos: (a) Identificar os atributos considerados mais importantes na escolha de compra; (b) Levantar, se no momento da compra, o consumidor leva em consideração se o produto é de empresas “normais” ou empresas “verdes”; (c) Investigar se o consumidor pagaria mais por produtos ambientalmente corretos.  Para tanto utilizou-se uma pesquisa exploratório-descritivo com abordagem quantitativa através de uma amostra probabilística de 82 consumidores gabrielenses selecionados aleatoriamente cujos dados foram processados através do aplicativo Sphinx. Utilizou-se como base de investigação um questionário adaptado dos trabalhos de Enoki (2008), Alves e Pinheiro (2011), Almeida, Angelo e Silva (2012) e Polli, Hermes e Neckel (2014). A partir dos resultados apresentados neste trabalho, pode-se observar que o consumidor gabrielense ainda leva em consideração atributos tradicionais como preço, qualidade e marca, mas se percebe, mesmo com pouca expressividade, a relevância dos selos verdes no momento da compra. A maioria desses consumidores amostrados demonstraram-se bastante receptivos as empresas que possuem produtos ambientalmente corretos, pois conforme a pesquisa feita foi evidenciada a boa imagem que as empresas verdes passam aos consumidores, por serem, na opinião deles de muita importância atualmente.  Resultado indicam ainda que que as empresas verdes são consideradas muito importantes e que os consumidores estariam dispostos a pagar mais por produtos ambientalmente corretos. em relação a um similar que viesse originar algum tipo de prejuízo ao meio ambiente, caso o produto verde apresentasse qualidade superior ao produto convencional.


Palavras-chave


Marketing Verde; Práticas Ambientais; Consumidor Verde.

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