Ele pode ser mais que um concorrente: Os possíveis resultados da interação entre concorrentes dentro do conceito de cluster

MATHEUS DE MELLO BARCELLOS, RICARDO DO ESPÍRITO SANTO BARCELLOS

Resumo


Dentro do ambiente empresarial existe, por parte das empresas e de seus gestores, um grande receio pela existência dos concorrentes. Isso é compreensível tendo por base o fato de que empresas concorrentes acabam por disputar uma mesma fatia de mercado, não obstante a relação entre essas empresas pode gerar também outros tipos de frutos a partir de cooperações e ações em conjunto. A presente pesquisa tem por objetivo analisar quais são os possíveis resultados positivos da interação entre empresas concorrentes com base no conceito de cluster ou, como também é conhecido, arranjo produtivo local. Para se atingir tal resultado foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório descritivo. Na qual se buscou informações em materiais publicados; como artigos, monografias e teses. Os Clusters são considerados uma concentração geográfica de empresas de um setor específico que interagem entre si, tanto na forma de concorrência como de cooperação. Essa definição surgiu como uma explicação para o fato de que alguns países e cidades apresentavam maior competitividade na produção e comercialização de produtos específicos. Após o estudo desse tema chegou-se à conclusão de que a formação dos clusters gera competitividade para as empresas que participavam deles. Esses ganhos provem de fatores extrínsecos e intrínsecos às organizações. De forma extrínseca o cluster gera competitividade porque o grande número de empresas de um mesmo setor em uma mesma área cria o aumento de interesse por parte de clientes e de fornecedores, proporcionando maior facilidade na relação entre as empresas e esses grupos. Enquanto de forma intrínseca às organizações esse tipo de agrupamento gera competitividade a partir de três fatores distintos: o desenvolvimento da capacidade produtiva, o fortalecimento do capital social e a formação de competências territoriais. O desenvolvimento da capacidade produtiva pode ser obtido através da troca de informações entre as empresas sobre o processo produtivo e pela realização de benchmarking. O fortalecimento do capital social pode ocorrer através de ações como treinamentos em conjunto ou realizações de feiras, cursos e seminários. Já a formação de competências territoriais está relacionada com a adequação dessas empresas em relação ao meio geográfico em que estão inseridas. Sendo assim, podemos afirmar que dentro do conceito de cluster a relação entre concorrentes pode gerar respostas positivas que criam um aumento de competitividade para essas empresas. Tanto pelo simples fato de sua aglomeração territorial, quanto pelas interações de teor cooperativo entre as organizações.


Palavras-chave


Cluster; Concorrência; Competitividade

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