O PERFIL DOS MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS E SUAS DECISÕES DE INVESTIMENTO DE CAPITAL
Resumo
As Microempresas Individuais representam hoje uma parcela significativa do mercado e do PIB do Brasil e normalmente surgem diante da dificuldade de inserção das pessoas no mercado de trabalho ou até mesmo por meio da identificação de uma demanda de mercado. Os Microempreendedores Individuais (MEIs) não podem ter participação em outras empresas como sócios ou titulares, podem ter até 1 (um) empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria e têm faturamento limitado a R$ 60 mil anuais, o que pode dificultar que estes empreendedores realizem aplicações e investimentos, visto que possuem faturamento máximo estipulado. Além das dificuldades impostas pela conjuntura, grande parte dos MEIs tem pouco conhecimento em finanças e não sabem como fazer a gestão financeira de seu negócio, muitas vezes deixando de realizar investimentos de capital, e consequentemente, deixando de obter rentabilidades. Esta dificuldade é maior ainda quando a empresa obtém lucros, e as opções exploradas pelos MEIs são quase sempre uma baixa remuneração deste capital. O objetivo deste trabalho é identificar o perfil dos Microempreendedores Individuais e suas decisões de investimento de capital. A metodologia deste estudo de caso se dá por uma pesquisa do tipo descritiva exploratória. O método aplicado é o quantitativo. A população alvo do estudo são os MEIs de Bagé. A de coleta de dados foi realizada no segundo semestre de 2017 utilizando-se como instrumento um questionário com 12 questões objetivas, utilizando-se para a análise dos dados o método descritivo com analogia ao referencial teórico inerente ao tema. A pesquisa encontra-se em andamento, tendo-se obtido resultados parciais tais como: os MEIs são em sua maioria do gênero masculino, casados, declaram ter pouco conhecimento no mercado financeiro, recebem acima de 2 (dois) salários mínimos por mês e grande parte dos mesmos não possui investimentos financeiros, onde metade desse número pretende realizar investimentos, e a outra metade não pretende realizar investimentos de capital. Conclui-se, portanto, que compreender o perfil dos MEIs e o que eles têm feito com os lucros obtidos é de suma importância, levando em consideração o aumento significativo deste tipo de empreendimento no Brasil nos últimos anos e considerando também as inúmeras possibilidades de investimentos oferecidas aos MEIs pelas Instituições Financeiras, de forma que estes recursos financeiros se bem empregados pelos gestores da empresa, poderão contribuir substancialmente para o crescimento da região onde a mesma estiver inserida.
Palavras-chave
Perfil; Microempreendedores Individuais; Investimentos.
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