A IMPORTÂNCIA DA DEFINIÇÃO DE VISÃO E MISSÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO
Resumo
Introdução: Para determinar importantes pontos dentro de uma organização, é de extrema relevância criar um tipo de gestão organizacional junto as principais lideranças da empresa afim de definir uma cultura, ou seja, algo que expresse crenças, normas por exemplo que serão adotadas e praticadas pelos colaboradores. Dentro deste tema, se destaca a definição da visão e missão da empresa, com o intuito de expressar o objetivo a ser alcançado, mas principalmente deixar claro os propósitos e a razão da existência da organização. No primeiro semestre de 2017, foram visitadas diversas organizações, como vinícolas, centro de distribuição, padarias, com o intuito de realizar alguns trabalhos acadêmicos. A partir dessas visitas, tivemos a oportunidade de conhecer um empresa denominada “Padaria Du-Pão”, a qual encontra-se na cidade de Bagé-RS, sendo considerada uma empresa de pequeno porte, contando com aproximadamente dez colaboradores e dispondo hoje, com dois pontos de comercialização dos seus produtos. Efetuando uma analise, podemos identificar que a empresa não possuía esta cultura que expressa ao seus colaboradores a visão e a missão tais fatores citados anteriormente como determinantes para o desenvolvimento de uma organização. Objetivo: O objetivo deste trabalho é auxiliar e definir junto aos acionistas desta empresa a formular um conceito de missão e visão, para ajudar no crescimento organizacional. Metodologia: Este estudo tem natureza bibliográfica descritiva composta por um estudo de caso e análise qualitativa dos dados. Resultados parciais ou finais: Definimos em reuniões junto aos acionistas que, a missão seria: “A empresa busca um diferencial no mercado, visando inovações com qualidade para satisfazer o cliente, trabalhando com preços justos”. E a visão: “Buscar atingir a excelência na produção e venda de mercadorias na cidade de Bagé”. Conclusão: Definimos pontos importantes nesta empresa, como missão e visão, fatores de extrema importância no planejamento estratégico, com objetivo de deixar claro propósitos e as razões da existência da organização. A elaboração e divulgação destes fatores da empresa, tornou possível a compreensão dos princípios norteadores e objetivos organizacionais. Verifica-se que a elaboração da missão e visão foi percebida de forma positiva pela gestão da empresa e a divulgação foi bem recebida pelos colaboradores, proporcionando a compreensão de que contribuirá para o aumento na produtividade em razão da convergência de propósitos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.