PIBID : A EFICÁCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS.
Resumo
Introdução: Este estudo decorre das reflexões acerca dos procedimentos didáticos desenvolvidos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) subprojeto do curso de Pedagogia, da Universidade da Região da Campanha (URCAMP) na cidade de Bagé-RS, balizadas pelas perspectivas de letramento, o qual constitui-se num processo de aquisição de habilidades muito além do saber ler e escrever mecanicamente.O objetivo deste trabalho é analisar a eficácia da ludicidade no processo de alfabetização e sua contribuição e importância para tornar essa ação mais agradável e prazerosa para o aluno. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, que teve como procedimentos metodológicos a observação participante, através da convivência da pesquisadora/bolsista de iniciação a docência no cotidiano escolar. Como instrumento de pesquisa utilizou-se, análise da testagem feita para detectar as dificuldades de cada criança. Na sequencia foi realizado planejamento de ações individualizadas, respeitando o nível de alfabetização de cada aluno. Ao longo das atividades foram utilizados diferentes jogos, confeccionados pelas bolsistas do programa. Os jogos decorrem de uma história, contada também de forma lúdica, e envolvem palavras relacionas a elas, pois a associação estimula a memória, facilitando o processo. As atividades foram desenvolvidas em uma escola da rede municipal, envolvendo 16 alunos do 2º ano do ensino fundamental. Resultados parciais: O subprojeto tem como enfoque a importância das atividades lúdicas como instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem dos anos iniciais. Durante os jogos os alunos se expressam de maneira própria, sem medo das críticas, o que torna prazeroso o processo de alfabetização. Em relação à aprendizagem em sala de aula dos 16 alunos participantes, 12 acompanham as atividades propostas, onde demonstra um avanço significativo na aprendizagem desenvolvida pelas bolsistas. Alguns alunos que apresentavam timidez e até mesmo receio por não estar acompanhando a turma, passaram a comunicar-se com colegas e professora, agindo também com maior autonomia na construção do conhecimento, bem como maior envolvimento nas atividades propostas em sala de aula. Considerações: Portanto, é significativo o avanço da grande maioria dos alunos. Muitos venceram suas próprias dificuldades e melhoraram seu desempenho, a partir da inserção dos jogos. As práticas lúdicas privilegiam a compreensão e tornam o processo de letramento dinâmico. Apesar dos resultados serem parciais, confirma a eficácia de atividades com jogos lúdicos, pois proporciona uma compreensão e autonomia aos alunos, tornando estes aprendizes com mais confiança e habilidades no seu letramento.
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